SENDO SUSTENTADO NO MEIO DA CRISE - 19 à 25/04

Escrito em 21/04/2020
Equipe Maanaim


2 Rs 17:1-16

INTRODUÇÃO

Afirmar que estamos vivendo hoje no brasil e no mundo, uma crise global, sistêmica, endêmica, agônica, aguda, talvez não assuste mais ninguém. Mas ainda é um fato.

Estamos vivendo uma crise política, econômica, social e religiosa. E estamos ai sofrendo os ataques e toda a opressão desse mundo que jaz no maligno.20

O texto lido, retrata pra nós essa crise, mas aponta também pra nós uma solução.

No texto que lemos o povo de Israel também estava vivendo uma crise terrível. O Rei era o rebelde Acabe que casou com Jezabel a mulher que mandou perseguir e matar os profestas de Deus.

Acabe que fez aliança com Baal, que profanou o templo do Senhor.

Mas nesse tempo de crise, Deus não levanta um partido político, ou uma denominação, Deus Levanta um profeta, chamado Elias.

De qualquer forma você precisa crer que momentos como esse, são oportunos para que você experimente o milagre de Deus na sua vida.

Além disso, precisamos ter a clareza no nosso coração de que temos uma aliança com Deus, e que Ele como sempre tem nos sustentado.

E por maior crise que seja, o justo não mendiga o pão! Aleluia!

1. DEUS MANDA ELIAS FALAR COM ACABE SOBRE A FALTA DE CHUVA

1 Rs 17:2
2 Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Sem chuva, sem plantação, sem comida, sem animais saudáveis, uma verdadeira Crise.

Baal era o deus adorado pela fertilidade, pela prosperidade, pelas plantações. Mas com a crise Baal perdeu o seu valor.

Se tem algo que o homem não tem controle é sobre a chuva e sobre a força da natureza. Isso para demostrar o poder sobrenatural do nosso Deus.

O Senhor quem derrama chuva dos céus que rega a terra e nos abençoa.

Muitas vezes Deus permite que percamos o controle das circunstâncias, para mostrar a nossa incapaidade e limitação, mas também demontrar o seu PODER E RECURSOS ILIMITADOS.

2. ELIAS VAI PARA O DESERTO APRENDER A DEPENDER DE DEUS

 1 Rs 17:2-6
2  Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo:
3 Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto ao Ribeiro de Querite, fronteira ao Jordão.
4 Beberás do ribeiro; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.
5 Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto ao ribeiro de Querite, fronteira ao Jordão.
6  Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da ribeiro.

Elias estava começando o seu ministério, estava falando parte de Deus, com autoridade, mas agora Deus fala para ele fugir, não enfrentar Acabe.

Deus permite Elias passar por um deserto, sozinho, longe da multidão, para o deserto de Querite.

O deserto é a Escola superior do Espírito Santo para nos ensinar a depender de Deus.

a)  Deus nos permite passar pelo deserto porque antes de trabalhar através de nós ele quer trabalhar em nós

Querite = cortar na medida.

b) No deserto nó vivemos milagres de provisão sobrenatural

O milagre só acontece quando o homem não pode mais. Enquanto você achar que vai conseguir por si mesmo, o milagre não acontece.

Se você consegue resolver tudo, a verdade é que você não precisa do agir de Deus.

Da mesma forma, quando reconhecemos nossa carência diante de Deus, estamos dando oportunidade para o agir dele na nossa vida.

Elias conheceu o Jeovah Jireh de várias formas. 1- Ribeiro de água , 2- Corvo com pão e carne

c) No deserto nós aprendemos a maior lição da nossa vida: PRECISAMOS APRENDER A DEPENDER MAIS DO PROVEDOR DO QUE DA PROVISÃO

Depender da provisão é fácil. Mas e quando a provisão acaba. De repente o ribeiro seca.

É nessa hora que precisamos aprender a depender do PROVEDOR. Quando o Ribeiro seca, Deus nos mostra que a sua fonte não pára.

Quando o ribeiro seca, Deus sabe onde você está. Ele não é pego de surpresa.

Quando a nossa dispensa está vazia, Deus nos mostra que Seu Celeiro continua transbordando.

Você depende mais da PROVISÃO, ou do PROVEDOR. 

3. QUANDO CESSOU A ÁGUA DO RIBEIRO DEUS MANDA ELIAS IR PARA SAREPTA

1 Rs 17:8-16
8  Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo:
9  Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.
10  Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber.
11  Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão.
12  Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.
13  Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho.
14  Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.
15  Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias.
16  Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.

Elias passa pelo deserto, é alimentado, suprido. Agora ele poderia pensar: "Deus vai me usar para alguém."

Mas não. Deus manda ele ir para Sarepta depender de uma viúva.

A situação de uma viúva naquela época era muito difícil. Elias poderia ter pensado que já havia aprendido a lição da dependência.

Nós também pensamos que já aprendemos tudo. Mas Deus sempre tem mais a nos ensinar.

Elias sai que Querite para não morrer de sede e vai para Sarepta para não morrer de fome.

- SAREPTA = FORNALHA

A fornalha de Deus não para queimar um fio do nosso cabelo, mas para queimar as amarras que nos prendem. 

Não tinha trigo nem azeite porque não tinha chuva. Mas aquela mulher tinha guardado.

NO MEIO DA CRISE, O MILAGRE ACONTECE QUANDO:

  1. OUVIMOS A PALAVRA DE DEUS
  2. DEPENDEMOS DO PODER DE DEUS
  3. OBEDECEMOS AS ORDENS DE DEUS
  4. CREMOS NAS PROMESSAS DE DEUS
  5. QUANDO PRIORIZAMOS O REINO DE DEUS
  6.  QUANDO IVESTIMOS NA OBRA DE DEUS

.