PERMANEÇA NA POSIÇÃO - 30/08 à 05/09

Escrito em 01/09/2020
IBM ____________


João 20.11,15-16

 

 João 20 -  10. Tornaram, pois, os discípulos para casa.
11  
Maria, entretanto, PERMANECIA junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,
12   e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés.
13   Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14   Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus.
15   Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16   Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!"

Introdução:

 A primeira coisa que fazemos quando aquilo que estamos fazendo não dá muito certo é ir embora. Mudar de "ares". O trabalho não está dando certo, o projeto não está dando certo e mudam. Não estou me sentindo bem na Igreja, vou mudar. Mas precisamos entender que nem sempre Deus quer nos tirar daqui para acolá para nos abençoar. Existe um lugar da bênção!

Deus quer  abençoar você, mas é preciso compreender que sair do lugar antes da hora é prejudicial. Por isso precisamos ter discernimento espiritual e convicção interior de que estamos no lugar certo, na hora certa com as pessoas certas.

Marcos fugiu quando Jesus foi preso, Pedro negou o mestre três vezes, Tomé tornou-se incrédulo acerca da ressurreição e Judas dispensa comentários. Maria Madalena permaneceu junto do Senhor.

Estar no lugar certo é não sair da posição que Deus espera de nós.

I - O FIM PODE SER UM NOVO COMEÇO:

1.1.Em João 20.1 diz que no primeiro dia da semana Maria Madalena e outras mulheres foram ao sepulcro com a intenção de embalsamar o corpo de Jesus.

1.2.  Sabemos que a morte de Jesus para os discípulos era o fim de uma fé que se desenvolvera ao longo de três anos. Eles estavam inquietos e  muito perturbados. Alguns estavam à beira de uma depressão em virtude dos últimos acontecimentos.

"11   Maria, entretanto, PERMANECIA junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo.

Para muitos aquele era o fim, mas para Maria Madalena era um novo começo.

       1.4. Nos textos relacionados diz que eles estavam trancados no cenáculo, tomados de medo, de vergonha, de confusão.

  • Quando você percebe que um projeto, um milagre, um propósito ou uma proposta de vida chegou ao fim você entra em colapso, perde o equilíbrio emocional. Entretanto é preciso entender que quando você está diante de Deus o fim pode ser a oportunidade de um novo começo da parte de Deus para sua vida.
  • Primeiro  dia da   semana, início de uma nova etapa Jesus estava vivo!
  • Precisamos pedir graça para analisar as tragédia das adversidades, como oportunidades de um novo aprendizado e de uma nova etapa de vida.

Ilust.:

Thomas Edson inventor da lâmpada, quando seu laboratório incendiou e ele perdeu tudo, conta a história que sua esposa o abraçou e disse:
- E agora?
E ele disse: Aí se foram todos os nossos erros. Estamos prontos para começar novas experiências que nos levarão ao sucesso.

  • Quando um projeto chega ao fim de maneira trágica é a oportunidade de fazê-lo de novo e melhor.
  • Diga para o seu irmão: Você pode recomeçar!
  • Não é recomeçar em outro lugar. Eu estou falando de você não sair da posição em que Deus colocou você!
  • Deus está gerando uma nova época na sua vida. um novo tempo!
  • Esse ano é uma nova chance que Deus está lhe dando de recomeçar! Aproveite com unhas e dentes e diga para Deus:
  • "Eu errei, eu falhei, eu desperdicei, mas eu vou recomeçar. Eu vou aproveitar essa oportunidade que o Senhor está me dando para fazer tudo diferente!
  • Eu quero que você veja esse ano como uma nova oportunidade que Deus está lhe dando de recomeçar!

II - NÃO SE PREOCUPE COM O QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER:

     2.1. O evangelista Marcos diz que quando as mulheres saíram de madrugada para embalsamar o corpo de Jesus, durante todo o caminho a conversa delas, a preocupação que elas tinham era uma só: Quem nos revolverá a pedra?

 Marcos 16 -  1. Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. 3. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4. Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; - Bíblia

Elas estavam preocupadas de quem removeria a pedra.

      2.2. A essência do ser humano é a preocupação antecipada com problemas que muitas vezes nem chegarão a existir. Muitas vezes nós estamos como essas mulheres: Nem chegamos ao local ainda, e já estamos preocupados com quem nos removerá a pedra.

  • Pare de se  preocupar com as coisas que você não poderá fazer.
  •  Se preocupe com as que  competem a você.
  • Sua função é embalsamar o corpo. Deus é quem removerá a pedra. Ele sabe que você não pode. E Deus não me manda fazer aquilo que eu não posso.

     2.3. Quando elas chegaram lá João diz que a pedra estava removida e o anjo estava em pé em cima da pedra.Sabe o que isso significa?

  Mateus 28 -  1. No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

 2. E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.

 Mateus 28 -  3. o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.

  • Por maior que seja a dificuldade da gente, Deus está em cima dela, não embaixo não ao lado, Ele está em cima. Deus está em cima da pedra. Aleluia!
  • Pare de perguntar: Quem nos revolverá a pedra? Porque o Senhor já enviou o seu anjo para preparar todas as coisas!

NÃO SE PREOCUPE COM O QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER.

Ilust.:
Quando Daniel foi  lançado na cova dos leões, quem fechou a boca dos leões?
Ele mesmo responde quando o rei Dario lhe pergunta e diz:
"O Senhor enviou o seu anjo e fechou aboca do leão"

  • Deus está acima da dificuldade! Ele tem o controle de todas as coisas porque ele é Deus! Ele é soberano e a terra é o tapete dos seus pés! .

      2.4. Quando o anjo disse: "a quem buscai entre os mortos? Ele não está aqui ele já ressuscitou. Jesus está vivo." Sabe o que isso significa?

            * O inferno derrotado, os projetos do diabo suplantando, atropelado...

            * Isso significa a nossa alma redimida, justificada comprada, paga e salva por Jesus.

    2.5. Quando o texto diz que quando elas ouviram o anjo, partiram correndo em direção a Jerusalém  tomadas de grande alegria. O luto se fará em alegria quando a pedra for removida.

QUANDO A PEDRA FOI REMOVIDA. LUTO VIRA ALEGRIA.

João 16.20-22
"20   Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21   A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22   Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar."

  • Quando a pedra é removida o luto vira gozo.
  • Você fica pensando como será? O que vai acontecer? Pare se de preocupar com o que não está na sua alçada, permita que o Senhor entre em ação e faça  o que você não pode fazer.
  •  E quando ele fizer o luto se fará gozo. Porque o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã

Diga para o irmão:

"Deus vai alegrar o teu coração!"

    2.6. O evangelista Lucas diz que todas voltaram correndo e contaram o milagre, mas os apóstolos pensaram que elas estavam alucinadas, que tiveram uma miragem, que foi uma emoção do momento. 

  • Quando Deus começar a fazer milagres em sua vida algumas pessoas não vão acreditar. Alguns passarão a rir, chamam você de desequilibrado. Mas deixe de se preocupar com o que os outros estão pensando acerca do  milagre.
  • As pessoas não entendem. Elas olham para nós e diz: "Ontem estava quase morto hoje está celebrando! o que aconteceu?"
  • A pedra foi removida, o luto virou gozo. e em seus lábios há um cântico de vitória. E você pode engrandecer ao cordeiro de Deus.

III - ESPERE ATÉ O SENHOR SE MANIFESTAR:

      3.1. João 20.11 diz que todas voltaram, mas Maria Madalena permaneceu diante do túmulo vazio.

"11   Maria, entretanto, PERMANECIA junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,

20.14   Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus.

20.15   Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

20.16   Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!"

      3.2. Jesus ressuscitou para todos, inclusive para os que não estavam lá, mas só Maria conversou com ele logo após a ressurreição. Por que? Porque ela não saiu do lugar!

  • Tem privilégios que é só para quem não sai do lugar. ( para quem não saí da posição)
  • Estão dizendo para você: Vai, sai!  Mas se no seu Espírito o Senhor está dizendo: "Não saia do lugar." Então fica porque esse é o lugar da sua bênção e do seu milagre!
  • Tem privilégio que é só para quem não sai de lá. E Maria ficou no lugar!

      3.3. Muitas vezes a pessoa fica dizendo: Não faz sentido eu ficar aqui. Não tem o que eu fazer mais? Roubaram o meu Mestre. Roubaram a minha oportunidade? Roubaram o meu ministério? Mas a palavra do Senhor para você é: Não saia do lugar!

      3.4. A Bíblia diz que ela olhou pra o túmulo vazio e começou a chorar. Chorar por que? Porque ela havia entendido que alguém havia roubado o corpo do mestre. Mas de repente enquanto ela chorava Jesus chega e ela não reconhece.

       3.5. E ele diz: Mulher por que  choras, a quem busca? E ela responde: "Se tu levaste o corpo do meu senhor diga-me onde o puseste? "

  • Às vezes Jesus está tão perto de você e você não percebe que é ele.
  • Às vezes Jesus está falando com você e você não está percebendo que ele está falando
  • Nós precisamos compreender que não podemos sair do lugar em que muitas vezes aquilo que entendemos ser a tragédia, - roubaram o corpo do mestre -,  e o mestre está vivo ao seu  lado e você não percebeu.
  • As adversidade tem o poder de embaçar a nossa visão das coisas espirituais.

      3.6. Quando Jesus  percebe que a mulher não o reconheceu ele a chama pelo nome: Maria! E quando ela ouviu a voz ela virou e prostrou-se dizendo: Rabi.

  • Se você ficar no lugar, Jesus vai se manifestar a você.
  • Só que existem algumas pessoas para quem Jesus já se manifestou. Jesus já começou a falar com você e você está pensando que é o jardineiro, que é o homem que é a mulher,  Jesus já começou a falar e você está pensando que é casual. Mas é Senhor falando com você
  • E hoje a Palavra para sua vida é não saia do lugar onde você está.
  • Muitas vezes Deus já está bradando para você e você não entende. Deus já está falando há muito tempo e você não está dando ouvidos.
  • A Bíblia diz em Jó.33.14-16:
  • "O Senhor fala uma vez, e ainda duas se os homens não atentam para sua voz, então fala-lhes a terceira vez quando caem em profundo sono sobre a cama."
  • Deus falou a primeira vez você estava muito ocupado para entender, Ele falou a segunda vez você estava muito disperso para compreender. Então ele esperou você dormir e  enquanto você dormia ele falou veio novamente para falar ao seu coração.
  • Muitas vezes Deus vai usar os nossos sonhos para falar conosco, porque ele está ao nosso lado, perto de você.
  • Quem sabe você não é alguém a quem Deus já tem falado por uma duas ou até três vezes?
  • Hoje é dia de você fazer como Maria e reconhecer a voz do Mestre! É hora de você se virar para o Senhor e dizer: Meu Mestre!
  • E tudo o que o Senhor deseja é estar ao seu lado!