NA FORNALHA COM O SENHOR - 21 à 26/09

Escrito em 22/09/2020
_____________ ____________


Texto Bíblico: Daniel 3:1-30

Todos nós passamos por momentos de lutas e tribulações. E quase sempre oramos para que o Senhor nos livre dessas situações.  Evidentemente não há nada de errado nisso, mas algumas vezes em vez de nos tirar do problema o Senhor quer entrar nele junto conosco.

Nem sempre seremos poupados da luta, mas o Senhor promete que estará sempre conosco. É isso que aprendemos na história desses três jovens. Nem sempre Deus nos livra da fornalha, mas ele jamais nos deixa sozinhos. Essa Palavra vai gerar fé no seu coração para vencer qualquer situação. Senão vejamos:

I - QUANDO O SENHOR ENTRA NA FORNALHA COM VOCÊ SEU MILAGRE SERÁ AINDA MAIOR:

1.1. Que história! Que fé desses três jovens! Que posicionamento invejável! Enquanto muitos por situações tão pequenas estão abandonando a fé em Deus, questionando o amor do Senhor, questionando o cuidado e a proteção do nosso Deus, esses jovens se posicionaram de forma firme!

1.2. Enquanto estivermos aqui nesse mundo caído estamos sujeitos a todo tipo de intempéries. E, normalmente quando vem o dia mau a nossa oração é sempre pelo livramento do Senhor. E de fato é um milagre ser livrado da fornalha! Mas um milagre muito maior é quando Deus entra conosco na fornalha.

1.3. Observe que no caso dos três jovens Deus não os impediu de entrar na fornalha, mas o Senhor entrou com eles. O rei mandou aquecer a fornalha sete vezes mais, ficou enfurecido de forma que os jovens não foram poupados, mas eles não foram abandonados pelo Senhor (Dn. 3:24-25).

1.4. Pesquisas revelam que as duas formas que o ser humano mais teme morrer é pela água(afogamento) e pelo fogo(incêndio). Por isso, não é por acaso que o Senhor nos faz uma promessa em sua palavra para tranquilizar o nosso coração (Is. 43:2).

1.5. Observe que Deus não disse: “Eu vou mantê-lo fora de todo fogo, você não terá que enfrentar nenhuma inundação”. Na verdade, ele está afirmando que haverá inundações e muito fogo, mas a chave desse versículo é que ele estará conosco no meio de tudo isso!

  • Precisamos aprender esse princípio de chamar Deus para o meio de nossas adversidades. Quando aprendemos isso conseguimos passar por vales escuros e todo tipo de adversidade. Você não estará apenas pedindo o livramento, mas você sabe que Deus está ali com você.
  • Em vez de apenas tentar sair do vale, sair do problema, sair do fogo, se você começar a dizer: “Pai deixe-me sentir sua presença no fogo, mostre-me sua grandeza neste problema”, então você terá uma paz que ultrapassa todo entendimento.
  • Saiba que se Deus não o livrar da fornalha seu milagre será ainda maior!

II - QUANDO O SENHOR ENTRA NA FORNALHA COM VOCÊ O INIMIGO É SURPREENDIDO:

2.1. Em Daniel 3 temos a história dos três jovens judeus que foram lançados na fornalha de fogo. A escritura diz que aqueles três jovens hebreus não se curvaram diante do ídolo de ouro do rei Nabucodonosor. O rei ficou tão furioso que ameaçou jogá-los em uma fornalha ardente.

2.2. Os jovens disseram: “Ó rei, não estamos preocupados, sabemos que o nosso Deus nos livrará”. Isso deixou o rei ainda mais furioso. Ele mandou que os guardas aquecessem a fornalha sete vezes mais. Por que Deus fez o rei aquecer o fogo ainda mais? Porque ele queria que o milagre fosse ainda maior, ele queria que as chances fossem completamente contra eles. O fato é que Deus poderia mantê-los afastados do fogo, ele é Deus, ele abriu o mar Vermelho, não seria problema para ele ajudar esses três jovens a escapar. Mas Deus não nos livra de todo fogo.

2.3. Às vezes ele nos leva através do fogo. Mas a boa notícia é que Deus sabe como nos fazer à prova de fogo. Deus não remove todas as situações negativas, na verdade ele usa as adversidades para o cumprimento do seu propósito. Nós nunca conheceríamos o poder dele se nunca fôssemos lançados na fornalha. Você não o conheceria como Jeovah Rafá, o Senhor que cura, se nunca tivesse sido curado.

2.4. Aqueles jovens fizeram uma declaração de fé. Eles disseram: “Se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei.” (Dn. 3:17). Mas depois eles falaram algo ainda mais poderoso: “mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer” (Dn, 3:18).

2.5. O rei mandou os soldados amarrarem as mãos e os pés dos jovens com cordas, e então os jogou na fornalha. A fornalha estava tão quente que as labaredas mataram os soldados que jogaram os jovens lá dentro.

2.6. Depois de um tempo o rei veio verificá-los, olhou pela janela da fornalha e ficou perplexo. Eu declaro que o inimigo ficará surpreso ao ver  que o Senhor na fornalha com você. Veja o que o rei que estava enfurecido, e que ordenou fosse aquecida sete vezes mais a fornalha.

  • Pode ser que Deus permita que você passe pelo fogo, mas não se preocupe, ele entrará no fogo com você, ele vai ajudá-lo a superar o que parece impossível. Ele é o quarto homem na fornalha (Dn. 3.24-25).
  • Aqueles jovens entenderam esse princípio de que nem sempre o Senhor nos mantem afastados do fogo, mas ele sempre entra na fornalha conosco. O rei disse: “Não jogamos três homens presos? Mas eu vejo quatro homens soltos”.

III - QUANDO O SENHOR ENTRA NA FORNALHA COM VOCÊ ATÉ OS INCRÉDULOS VÃO GLORIFICAR A DEUS:

3.1. Essa história é maravilhosa demais, porque ela começa tensa! Ela começa cheia de ameaças de medo, ele começa com os três jovens em desvantagem, ela começa com um rei furioso determinando a morte dos servos de Deus. Mas, como toda história com Deus no final, o Senhor é glorificado!

3.2. Uma coisa que você precisa ter certo em sua mente e coração, é que quando você descansa no Senhor no meio da tribulação e a vitória se estabelece, até aqueles que criticam a sua fé vão glorificar Deus na sua vida.

3.3. No primeiro momento, quando tudo parece conspirar contra você, parece que sua fé não ajuda em nada. O rei é contra você, o decreto é contra você, os acusadores são contra você, o inferno todo é contra você (Dn. 3.8-13).

3.4. Imagine o mundo todo contra você! É como se você estivesse num beco sem saída! Aqueles que poderiam ajudá-lo estão acusando-o. Você está no olho do furacão! Mas no meio de toda essa situação a palavra de Deus, acalma o nossos coração (Rm.8.31-39).

  • Quando o Senhor entra na fornalha, além do milagre ser maior, além de surpreender o inimigo, no final até aqueles que não professam a fé em Deus, vão glorificar ao Senhor pelo que ele fez em nossa vida (Daniel 3.28-30).
  • Nós não vamos abandonar a nossa fé! Nós não vamos maldizer ao nosso Deus! Ou o Senhor nos livra ou o Senhor entra conosco na fornalha mas abandonar a nossa fé jamais!
  • A Palavra de Deus não promete uma vida sem luta e sem tempestades, mas nos promete uma vida de vitória no meio da luta. Fica firme! Aguenta o tranco porque nós vamos chegar do outro lado em nome de Jesus!

COMPARTILHAMENTO 

1) O que você diria para uma pessoa que não aprendeu a chamar o Senhor para o meio de suas adversidades? Compartilhe!

2) O que você diria para um Cristão que orou para ser livrado de um problema, mas não foi poupado de enfrentá-lo? Compartilhe!

3) Que testemunho de livramento e vitória você já experimentou em sua vida que até os incrédulos tiveram que glorificar a Deus? Compartilhe!