TRANSFORMADOS PELA GLÓRIA - 11 à 17/10

Escrito em 13/10/2020
_____________ ____________


2 Coríntios 3:16-18

Introdução

Temos vivido um tempo de avivamento em nossa igreja. O Espírito Santo tem derramado vinho novo sobre os irmãos. O que temos buscado nesses dias é nos encher do Espírito.

Na medida que buscamos o Senhor vai se revelando mais a nós a sua vontade. E quanto mais conhecemos a vontade de Deus, mais mudanças em nossas vidas vão ocorrendo para cumprirmos seu propósito.

Mas infelizmente, na vida de alguns irmãos, quando passar esse tempo de mover do Espírito, voltarão a ser como antes por não entenderem o que Deus está fazendo em nosso meio.

Deus não quer apenas mudar nossa vida, Ele quer que sejamos transformados por Sua Glória. Quando temos uma experiência com a Glória de Deus somos lançados para um outro nível de glória e unção.

Por isso nesse estudo veremos o que é essa transformação que o Senhor quer realizarm em nossas vidas.

Em primeiro lugar:
1-A BASE DA TRANSFORMAÇÃO É A GRAÇA DE DEUS – v. 16

1.1  A base da nossa transformação e da nossa salvação é a Graça de Deus. Não são pelos nossos méritos. Moisés representa a Lei da antiga Aliança. Mas em Cristo o véu foi removido e fomos alcançados pela Sua Graça.

1.2. Quando nos convertemos saímos da lei e entramos na Graça. Não há mais condenação, acusação ou merecimento de coisa alguma. Tudo é pela Obra consumada da Cruz.

1.3. Nossa Salvação e o desenvolvimento da nossa vida cristã é de fé em Fé (Romanos 1:17). Nós vivemos pela fé na Justiça de Deus em Cristo Jesus.

  • Por isso que podemos confiar que iremos receber mais do Espírito Santo, não confiados em nossas obras mas na Graça de Deus.
  • Não pode haver justiça própria em nós achando que somos melhores que alguém pode estarmos buscando mais que os outros ou fluindo mais nos dons. É tudo pela Graça.
  • Por outro lado não podemos achar que não somos dignos por sermos cheios de falhas e inconstâncias. O Amor de Deus é incondicional e Seu Espírito é derramado sobre nossa carne. (Joel 2:28)
  • Apresente sua carne a Deus, apresente suas fraquezas ao Senhor e peça para ele transforma sua vida. Para derramar o fogo do Espírito sobre você.
  • Hebreu 4:16

Em segundo lugar:
2- O AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO É O ESPÍRITO SANTO – v. 17

2.1. Paulo deixa claro que quem opera a transformação em nossa vida é o Espírito Santo. Por isso quanto mais nos enchemos do Espírito Santo, mais somos transformados.

2.2. Mas para o Espírito Santo agir em nossa vida precisamos dar liberdade para ele agir em nós.

  • Deixe o Espírito Santo te libertar da incredulidade, medo, mágoas, ressentimentos, vícios.
  • Dê liberdade para o Espírito Santo ministrar ao seu coração.
  • É preciso haver liberdade para o Espírito Santo em nossos cultos, nossas células.
  • Deixe o Espírito Santo te usar para os seus irmãos.

Em terceiro lugar:
3- O PROCESSO DA TRANSFORMAÇÃO É GRADUAL E NÃO AUTOMÁTICO – v. 18

3.1. Somos Transformados de Glória em Glória. Essa transformação não acontece repentinamente, mas paulatinamente, isto é, ao poucos, e na medida que buscamos so Senhor.

3.2. Precisamos querer se aproximar do Espelho. Na época de Paulo o espelho era um bronze polido. Se não se aproximasse não conseguiria enxergar a imagem.  

3.3. O Senhor já tirou o véu, já nos libertou da lei, agora precisamos buscá-lo. Toda mudança começa com a decisão e desejo de mudar. É preciso querer mudar. Quem quer procura e quem procura encontra.

 a) É preciso querer a transformação

  • Se não formos proativos na busca, seremos reativo e por fim inativos, e até críticos com quem está buscando
  • Queira orar, ler a bíblia, estar nos cultos e nas células. Agora só depende de nós.  A busca é individual

b) Não aceite a estagnação

  • Estagnar é tudo o que você começou e não deu continuidade. Tudo em nossa vida é assim. O que para de crescer começa a regredir.
  • O Senhor não nos fez para ficarmos parados ou regredimos. É de fé em fé, e de glória em glória.
  • Provérbios 4:18
  • Quem parou de crescer e parou de buscar o poder de Deus perde a realidade espiritual e só vive de história do passado ou experiências dos outros.
  • Apocalipse 3:11

c) Aceite o desafio de crescer

  • Quando nascemos de novo entramos no primeiro estágio da fé. Já foi um desafio, aceitamos a Jesus, vivemos a experiência, sentimos alguma dor por essa escolha mas a recompensa foi a glória.
  • Assim tem que continuar sendo em nossa caminhada cristã. Por exemplo: recebemos a palavra que gerou Fé em nosso coração para liderar uma célula, aceitamos o desafio de liderar uma célula, entramos na experiência de liderar uma célula, sentimos a dor do desafio mas não desistimos, e no final, somos recompensados com a Glória de Deus, uma nova medida de fé foi acrescentado em nossa vida.
  • Isso também se aplica a tudo em nossa vida com Deus, seja na oração, na busca, no desafio de receber uma célula em sua casa, de trabalhar na rede kids, de levar alguém para o Encontro, etc... Sempre seremos desafiados a fazer o que nunca fizemos, e na medida que aceitamos os desafios de Deus vamos sendo transformados.
  • Na medida que passamos de fase o Senhor vai nos dando novas habilidades e dons para servir ao Corpo de Cristo.

Conclusão

Continue nesse caminho de transformação sempre confiando na Graça de Deus e não nos seus méritos, sempre dando liberdade ao Espírito Santo se enchendo de sua presença e poder, e não aceitando a estagnação espiritual sabendo sempre eu tem mais de Deus para as nossas vidas.

Aproveite cada oportunidade de buscar ao Espírito Santo, seja em casa no lugar secreto, nos cultos de celebração, nas células e nos cultos de busca do Espírito Santo às quintas-feiras no prédio.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Isaías 55:6-13