OS FUNDAMENTOS DA REFORMA - 01 à 07/11

Escrito em 03/11/2020
_____________ ____________


Romanos 5.1

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

I – SOMENTE A FÉ NADA ALÉM DA FÉ:
1.1. Lembra que um dos problemas que a igreja estava vivendo era a prática do perdão pela confissão de pecados  a homens, o cumprimento de penitências e também a compra de indulgência.

1.2. É muito arrogância o homem querer comprar com  dinheiro o perdão de Deus. Mas a igreja estava vivendo esse momento. Dessa forma quem tinha mais dinheiro tinha mais possibilidade de se livrar do castigo divino. Sola fide é o ensinamento de que a justificação é recebida somente pela , sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras

1.3. Através da revelação na Palavra nós recebemos de Deus que o homem só pode se relacionar com o Senhor através da fé.

1.4. Veja o texto que Martinho Lutero leu: “Justificados pois pela FÉ...” Vamos declarar todos juntos Romanos 5.1. Coloque essa verdade dentro do seu coração.

1.5. A condição para o homem receber a vida eterna é que ele creia no filho de Deus.

João 5.24
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e CRÊ naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

  • Não é por penitência. Não é por subir uma escada de joelhos, não é pelo sacrifício dos nossos corpos. Não é pelo pagamento de promessas
  • Somente pela fé em Cristo Jesus podemos ser reconciliados com Deus
  • Declare isso com os seus lábios: “EU SOU JUSTIFICADO MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS”
  • Vamos glorificar ao Senhor por essa verdade! Louve ao Senhor pela fé em Cristo Jesus!

II – SOMENTE A ESCRITURA E NADA ALÉM DA ESCRITURA:

2.1. Sola Scriptura é o ensinamento de que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e, é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos. 

A igreja naquele tempo como até hoje, vivia baseada nos dogmas e tradições. As pessoas não tinham acesso à Palavra. Lutero era alemão. Mas na Alemanha só havia a Bíblia em latim e só o clero a podia ler.

2.2. Por isso, que uma das grandes contribuições de Lutero foi traduzir a Bíblia para o Alemão, e disseminar e colocar a Bíblia na mão do povo. Você não sabe a revolução que foi o povo poder ler a Bíblia na sua própria língua.

2.3. Ainda hoje em nossos dias, há muitas nações, culturas que não possuem a Bíblia nos seu próprio idioma. Há muitos lugares em que o acesso a palavra não é tão fácil como o é para nós.

  • É muito triste que muitos cristãos não valorize a Palavra em nossos dias, porque o pior período na vida da igreja, foi o período onde as pessoas não tinha acesso a Palavra!
  • Hoje nós temos tanta facilidade. Há pessoas que tem vários exemplares da Bíblia mas não valorizam a palavra!
  • Muita gente beija o cachorro, mas nunca beijou a própria Bíblia. Não quero incentivar a idolatria ao livro, mas o amor á Palavra de Deus!
  • Tem muita gente que tem preguiça de carregar a Bíblia para o culto ou para a célula. Mas a Palavra de Deus não nos salva apenas do inferno. Ela salvou a vida de uma mulher da bala perdia!
  • Se aquela mulher fosse uma crente como muitos que vão para o culto sem a Bíblia naquele dia provavelmente ela teria morrido.
  • Quantos tem a sua Bíblia levante-a nessa hora! Glorifique a Deus pela sua santa Palavra que nos dá acesso a toda verdade de Deus.

III - SOMENTE CRISTO NINGUÉM ALÉM DE CRISTO:

3.1. Esse se constitui outro pilar da nossa fé. Solus Christus ou Solo Christo é o ensinamento de que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro.

3.2. Não tem idolatria, nem mariolatria. Mariolatria é a adoração a Maria, que mesmo entre os católicos carismáticos foi mantida. Eles removeram todos os ídolos das paredes dos prédios da igreja, mas mantiveram a imagem de Maria, por considerá-la a mais bem-aventurada mulher do mundo, por ter sido a mão do nosso Senhor Jesus Cristo.

3.3. Nós os cristãos muitas vezes somos injustamente acusados de desprezar a Maria. Mas nós também reconhecemos a importância de Maria mas não a idolatramos. Mas isso não significa que nós não respeitamos. Mas a questão toda é:

  • Quando você está com dor de dente, você vai ao dentista ou a mãe do dentista?
  • Quando você está com o carro quebrando, você vai ao mecânico ou à mãe do mecânico?
  • Quando você vê um incêndio, você chama o bombeiro ou a mãe do bombeiro?
  • Mas isso não significa que você odeia a mãe do bombeiro ou do mecânico ou do dentista, não é verdade?
  • Da mesma forma quem precisa de salvação tem que ir ao Salvador ou a mãe do Salvador?
  • Veja o que a palavra do Senhor nos diz:

Atos dos Apóstolos 4.12
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

  • Aleluia, porque somente em Cristo podemos obter salvação!
  • Foi ele quem morreu por nós na cruz do calvário. É dele que somos servos. A ele devemos adorar!
  • Somente a Cristo e a mais ninguém!

IV – SOMENTE A GRAÇA NADA ALÉM DA GRAÇA:

4.1. Sola gratia é o ensinamento de que salvação vem por graça divina ou "favor imerecido" apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Lembra, que a igreja católica estava pregando a salvação pelas obras, e Martinho Lutero lendo Romanos entendeu que a salvação só poderia ser recebida pela graça.

4.2. Esse é um dos pilares da nossa fé! Não há nada que o homem possa fazer para merecera salvação em Cristo Jesus. Esse é o ensino do Novo Testamento:

Efésios 2.1-9
“1   Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2   nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3   entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

4   Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

5   e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,

6   e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

7   para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

8   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

9   não de obras, para que ninguém se glorie.”

  • Nós vivemos num mundo onde as pessoas estão tão acostumadas a pagar por tudo, que quando se fala que algo é de graça elas desconfiam.
  • Mas não é de graça, porque não tem valor. É de graça porque o Senhor Jesus na cruz do calvário com a sua vida pagou todos os nossos pecados.
  • Por isso o convite de Deus para nós é que recebamos de graça a salvação do Senhor:

Apocalipse 22.17  
“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

  • Quantos entre nós já beberam da água da vida?
  • E se você está entre nós sedento, cansado e desejoso de receber, essa água da salvação também está disponível para você hoje.

IV – SOMENTE A DEUS A GLÓRIA:

5.1. Soli Deo gloria é o ensinamento de que toda a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente através de sua vontade e ação. Até mesmo o desejo de buscar a Deus pela fé é gerado no homem através da ação do Espírito Santo.

5.2. Nos dias da reforma a igreja católica estava idolatrando homens e como até hoje, canonizando aqueles que tiveram o testemunho de boas obras, colocando-os na posição de intermediários entre Deus e os homens.

5.3. Mas a palavra de Deus nos afirma expressamente que o Senhor não reparte a sua glória com ninguém:

Isaías 42.8  

“Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.”

  • Somente o Senhor nosso Deus é o único Deus digno de receber honra, glória e poder para todo sempre!
  • Conforme podemos ler no Salmo 115:

Salmo 115.1-6
“1   Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.

2   Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?

3   No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.

4   Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.

5   Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;

6   têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.

7   Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.

8   Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.”

  • Por isso a Salvação é pela graça. Porque a graça significa que ele fez tudo sozinho e nós não fizemos nada. E se ele fez tudo sozinho, no final a glória será toda somente dele.

Conclusão:

Esse ano a reforma protestante completou 503 anos. Em todos esses anos essas questões vem sido pregadas, porque sempre há aqueles que se desviam da fé e da simplicidade do evangelho de Cristo.

Mas nós temos que manter firme a nossa confissão. Pois para ser uma igreja forte, precisamos crê de forma coerente com a Palavra de Deus.

Por isso, devemos guardar essas cinco teses em nosso coração como princípios de uma fé genuína:

  1. Só a Fé
  2. Só a Escritura
  3. Só Cristo
  4. Só a Graça
  5. Só a Deus a glória