A ÂNCORA DA ALMA - 22 à 28/11

Escrito em 23/11/2020
_____________ ____________


Hebreus 6:11-20
                                                                             

EDIFICAÇÃO: 

Nossa alma precisa estar ancorada em nosso espírito. Quando não ancoramos nossa alma ela fica a deriva. Esse é o motivo porque muitos não conseguem perseverar e se esfriam.

 

A perseverança é um sinal na vida daqueles que  tem sua alma ancorada nas certezas da Palavra. 
 

Veremos então 5 certezas que precisamos ter para perseveramos e manter nossa alma ancorada em nosso espírito. 

 

 

I – PERSEVERANÇA TEM HAVER COM A PRÁTICA DA GRAÇA:

 

1.1. O Senhor não quer que você faça uma visita no lugar da vitória o Senhor que que você habite no lugar da vitória. E isso só é possível quando você se apropria de tudo o que a graça de Deus lhe deu. 
 

1.2. O que a graça de Deus lhe deu? A cruz, com o pagamento de toda dívida; A ressurreição do Senhor Jesus Cristo; a glorificação de Jesus Cristo que é a sua também.; e, o derramar do espírito Santo. 

 

● Muita gente diz que você é o que a Bíblia diz que você é, que você tem o que a Bíblia de que você tem, e que você pode o que a Bíblia diz que você pode. Mas, a verdade é que você é o que você crer que você é;  você tem o que você crer que você tem e você pode o que você crer que você pode.
 

1.3.  Por isso, temos que saber tudo o que a graça nos deu: a graça te deu a morte de Cristo; a graça de deu a ressurreição; a graça te deu a glorificação; e a graça te deu o Espírito Santo! Quando nós mergulhamos na graça, nós entramos no nível de perseverança porque passamos a nos relacionar com todos os recursos que o Senhor nos disponibilizou. 

 

● Quanto mais eu caminho, mais eu sou transformado, e quanto mais eu sou transformado, mas eu me pareço com Cristo. Você já não é a mesma pessoa de cinco anos atrás. Você mudou! Isso tem o poder de nos fazer perseverar!
 

II – PERSEVERANÇA TEM HAVER COM ALIANÇA

 

2.1. Lembra quando Abraão fez uma aliança com Deus? O Senhor disse pega um carneiro, pega um novilho, pega algumas pombas mata esses animais parte eles no meio porque nós vamos fazer uma aliança. (Gênesis 15)

 

2.2. E Abraão então matou os animais e preparou a aliança e Abraão passaria no meio dos animais e Deus passaria no meio dos animais e haveria entre eles uma aliança.  Mas o Senhor enviou sobre Abraão um sono tão profundo que ele dormiu pesadamente. Quando ele acordou as aves de rapina estavam descendo no altar, Ele enxotou as aves de rapina. 

 

2.3. E veio um fogareiro fumegante e passou entre as metades, com Deus dizendo: “eu juro que vou dar a você uma descendência  e a sua descendência habitará numa terra que mana leite e mel!”

 

● Abraão dormiu e Deus passou sozinho, como quem dizendo, eu sou a sua garantia! Se você não entender que Deus tem uma aliança com você, você desiste na primeira esquina. Entenda que a cruz foi mais do que a morte de Jesus, a cruz foi Deus fazendo uma aliança com o homem
 

III – PERSEVERANÇA TEM HAVER COM PACIÊNCIA:

 

3.1. A fé é paciente: A palavra paciente significa consciente da paz! E por que eu sou consciente da paz? Porque eu entrei na graça. Porque eu estou desfrutando de uma aliança. Porque eu estou debaixo do sangue de Jesus Cristo. 
 

3.2 Quando você fica ciente da paz, ou se torna paciente, você começa a treinar o seu ser para se aquietar em plena certeza. Você é alguém que já não fala muito mais sobre o milagre que você precisa. Quando você entra no tempo de paciência você fala muito pouco, você se torna uma pessoa mais discreta, porque você não vai recuar. 

 

● Os impacientes colocam Deus na parede e dizem: “Se isso não acontecer em sete dias eu desisto.” Mas você cresceu, você amadureceu, Você se tornou indesistível na fé. Paciência não significa que você não está crendo, antes significa que enquanto você crê e espera a manifestação, você se mantém no espírito!  Aleluia!
 

IV – PERSEVERANÇA TEM HAVER COM UM DEUS QUE NÃO MUDA:

 

4.1. Perseverar é crer na imutabilidade de Deus e da sua Palavra. Eu abracei uma palavra, ela me transformou e eu não aceito outra palavra na minha vida senão a de Deus. Deus através de um juramento quis mostrar de maneira bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa.

 

4.2. Quem não crer na imutabilidade de Deus, a vida cristã se torna uma eterna gangorra espiritual.  A coisa piora ele piora. A coisa melhora ele melhora. Eles são reagentes das circunstâncias e não senhores dos seus próprios navios. 

 

● Se o meu Deus não muda eu não abro mão do que ele falou.  Eu não abro mão de nenhuma promessa.  
 

V - PERSEVERANÇA TEM HAVER COM UM DEUS QUE NÃO MENTE: 

 

5.1. Para perseverar você precisa conhecer um Deus que não mente. É impossível, que Deus minta. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. Se ele falou, ele fará! Perseverança tem a ver com a graça, com a aliança, com a paciência, com a imutabilidade de Deus, mas perseverança tem a ver com um Deus que não mente. 

 

5.2. Se houvesse a mínima possibilidade de variação no que ele é a minha jornada não estaria garantida. Mas porque ele é imutável e é impossível que ele minta eu posso colocar um pé atrás do outro e eu sempre vou chegar no meu milagre.

 

● Perseverança tem a ver com ancorar a sua alma. Quando você joga a âncora, você está falando assim para o navio: “Pode balançar o quanto você quiser, eu não vou sair do lugar.” 
 
● Você não é mais um bebê.  Você é um derrubador de gigante. Vamos ancorar nossa alma. Sabe como que você ancora a sua alma?  Perseverando!