CORRENDO COM OS CAVALOS - 27/12 à 03/01

Escrito em 29/12/2020
IBM ____________


Texto bíblico Jeremias 12:5

 

Introdução 

 

Que loucura é essa de um homem competir com um cavalo? Um cavalo pode manter uma velocidade média de mais de 60Km/h. Como um homem poderia vencê-lo? Todavia, desde a antiguidade alguns povos já promoviam esse tipo de corrida, onde homens eram treinados a competir com cavalos. 

 

E pasmem, alguns homens já conseguiram ganharam em corridas de curta distâncias. Jeremias viveu numa época de grandes dificuldades e de grande caos. Ele era um dos poucos fiéis. Não podia entender o ódio e a ingratidão de Israel por seu Deus.

 

Não podia entender como esse povo que tinha tanto conhecimento de Deus podia voltar as coisas a deus. E ele foi se queixar com o Senhor. E depois de ouvir sua queixa a resposta de Deus a ele foi:  “Jeremais se os homens te fazem cansar como então irás competir com os cavalos?” É sobre isso que eu quero falar! Correr com os cavalos fala de um desafio maior em sua vida.  O que significa correr com os cavalos?

 

I – CORRER COM OS CAVALOS É APRENDER A LIDAR COM AS INJUSTIÇAS:

 

1.1 Fica claro no texto bíblico que Jeremias entrou em demanda com Deus. E o que estava tirando a sua paz, a sua alegria e a sua motivação é que ele não achava justo algumas coisas que estavam acontecendo. Jeremias estava em outras palavras falando para Deus que não achava justo as pessoas fazerem coisas más e se darem bem na vida. Enquanto ele que era servo do Senhor estava sendo perseguido, ameaçado e caluniado. Aliás essa é uma pergunta milenar: “Porque prosperam os ímpios?” Por que pessoas más se dão bem?

 

1.2 E Jeremias começa o capítulo 12 questionando algumas coisas. Ele começa perguntando:  “porque prosperam os caminhos dos perversos e vivem em paz todos os que  procedem perfidamente?”  Desde que o adão pecou, parece que o mundo nunca mais foi totalmente justo. E a gente vai ver essa história se repetindo na Bíblia e fora dela.  Caim era mal e Abel era bom. Mas Abel morreu enquanto Caim viveu muitos anos. 

  • Muitas vezes você não fez nada de mais! Você só quis ajudar, e no final será sacrificado! 
  • Aprenda a lidar com as pequenas injustiças desse mundo! Porque um dia você via dar o seu melhor, vai tentar fazer de tudo para ajudar a outra pessoa e no final ainda sairá como vilão. 
  • Mas nunca deixe que essas coisas impeçam você de fazer o bem, como bem nos exorta o apóstolo Paulo:
  • Gálatas 6.9 “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

II – CORRER COM CAVALOS É TER RESILÊNCIA NA VIDA:

 

1.1.. Jeremias foi um profeta levantado por Deus para avisar ao povo sobre o iminente cativeiro. Era uma tarefa muito difícil, porque ele tinha uma mensagem aparentemente “negativa” quando todos os demais profetas falavam apenas as coisas que o povo queria ouvir. 

 

2.2. Então toda vez que ele profetizava, o povo tampava os ouvidos, xingava ele, e o perseguia. Muitos diziam que ele não era profeta de verdade, que ele não tinha chamado e ele se sentia sozinho. Porque todos estavam falando mal dele. 

  • Você já passou por essa situação de ter muita gente falando mal de você, questionando sua integridade, seu caráter e suas motivações?
  • Não é fácil lidar com situações assim! 

2.3. Não adianta pedir coisas grandes a Deus se a primeira crítica que você recebe, a primeira calúnia que você ouve, o desanima. Não adianta pedir coisas grandes se você tem medo de enfrentar as pequenas lutas que você tem que enfrentar.

 

Existem três coisas que as pessoas têm muito medo:

 

a)Críticas: Se você for uma maçã tem sempre alguém que vai gostar de banana. B) Calúnia: O que vão pensar de mim. C) Medo do fracasso: Muitos dizem, é melhor ficar aqui no seguro do que correr riscos.

 

2.4. Deus falou para jeremias:  “Não deixe coisas bobas tirar você do propósito de Deus. Não permita que essas pequenas coisas que se levantam contra a sua vida roubem os propósitos de Deus para você!”  Essa palavra de Deus para Jeremias serve para todos nós. Precisamos de resiliência para enfrentar as adversidades da vida. Resiliência é a capacidade de aguentar o tranco! 

  • Nada de vitimismo! Deus não disse para Jeremias: Coitado de você!  Ele disse, levanta porque eu tenho planos maiores e desafios grandiosos para sua vida! 
  • Chega de mimimi. Chega de ficar procurando um culpado para justificar a nossa desistência!  Nossa geração é muito sensível a tudo! Hoje muitos vão trabalhar numa empresa e quando o chefe chama atenção pedem demissão! Se você fizer isso, você nunca vai crescer, você nunca vai poder competir com os cavalos! Hoje você está correndo com homens que vão a pé, amanhã você vai competir com os cavalos! 

III – CORRER COM CAVALOS É TER PERSEVERANÇA:

 

3.1. Este é um bom versículo para desafiar-nos quando somos tentados a desistir.  Se não podemos enfrentar as pequenas dificuldades, como podemos esperar enfrentar as grandes? Se nos vergamos sob os golpes triviais da vida, como vamos aguentar os duros golpes?

 

3.2. Quando maior o alcance, quanto maior o impacto do seu ministério, maios serão as resistências e os testes pelos quais você terá que passar.  Jeremias foi um profeta conhecido pelo seu choro. Ele se lamentava tanto que tem um livro que é chamado lamentações de Jeremias.

 

3.3. É muito interessante esse texto, porque o Senhor não se une ao lamento de Jeremias para reforçar seu choro. Ele dá uma palavra que estremece o coração do profeta: “Se te fatigas com homens que vão a pé como poderás competir com os cavalos. Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”  Quando o Jordão trasbordava, as terras em volta ficavam encharcadas, viravam Pântano. E o Senhor está dizendo para ele, se um pequeno obstáculo é capaz de fazer você desistir, como você vai lidar com os grandes desafios da vida?

  • Jeremias como eu vou lhe levar às nações se você não consegue lidar com uma célula? 
  • Jeremias como eu vou usar você para um grande mover, se você não dá conta de vir ao culto no domingo? 
  • Jeremias como eu vou gerar um mover através de sal vida, se você não consegue fazer um jejum simples?
  • Jeremias se qualquer coisa que acontece você pensa logo em parar, como será nos dias dos grandes desafios?

3.4. Talvez hoje esteja a enfrentar uma crise. No momento, parece monumental. Está sendo tentado a desistir. Mas o Senhor hoje está desafiando a sua vida a crer num nível que você ainda não experimentou. (Salmo 18.29). Talvez pensamentos de desistências estão assediando sua mente e você está dizendo: “Senhor eu não aguento mais.”Não desista! Não é hora de parar hora de pressionar para frente. Você foi chamado para correr com os cavalos! Então não

pare. Deus tem coisas maiores para sua vida! 

 

COMPARTILHAMENTO

 

 1)  Diante das injustiças como tem sido as suas atitudes? Compartilhe!

 

 2) O que você diria para um Cristão que tem vivido desanimado?  Compartilhe!

 

3) Você já perseverou diante de uma dificuldade e venceu? Compartilhe!