1º Dia - Descanse à Sombra do Onipotente

Escrito em 29/03/2020
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1. ESTAMOS ASSENTADOS COM CRISTO NOS LUGARES CELESTIAIS

No Salmo 91, todas as bênçãos que o salmista descreve estão disponíveis somente para aquele que está descansando à sombra do Onipotente. O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente [...] (Sl 91.1)

Nós estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais. Este é o esconderijo do Altíssimo. Esta é a sombra do Onipotente.

"E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. (Ef 2.6)"

A vida cristã não começa com um “faça”, mas com um “está feito”. Deus trabalhou seis dias para só então descansar, mas o primeiro dia do homem foi o sétimo, o dia do descanso.

O mesmo princípio se aplica à redenção, Cristo já trabalhou e terminou a obra, então somos convidados para o seu descanso.

Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou- se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. (Hb 10.12-14)

No Velho Testamento, o sacerdote ficava o tempo todo de pé ministrando diariamente e oferecendo os mesmos sacrifícios que não podiam retirar o pecado.

No tabernáculo, não havia nenhum móvel preparado para que o sacerdote se assentasse. Não havia nenhuma cadeira no santo lugar. É assim porque a obra do sacerdote nunca era consumada.

Mas a obra do Senhor Jesus foi consumada, por isso Ele se assentou. E também nos fez assentar junto com Ele. Assentar-se na Bíblia simboliza descanso. Isso significa que Ele consumou a obra para que pudéssemos nos assentar com Ele.

Pare de depender de seus esforços para se qualificar e obter as bênçãos de Deus em sua vida. Se Ele nos deu esse milagre pela graça, então podemos estar certos que a sua graça também nos dará todos os milagres menores, como cura, prosperidade e casamentos restaurados.

2. ADÃO TINHA APENAS QUE CULTIVAR O QUE DEUS HAVIA FEITO

A obra de Deus é toda feita pelo próprio Deus. Quando decidiu criar o homem, Ele primeiro criou todas as coisas e depois plantou o jardim do Éden. Quando tudo já estava pronto, Adão foi criado.

O trabalho já estava concluído, Deus já havia entrado no seu descanso e só então o homem é convidado para participar da obra de Deus.

Como Adão, nós apenas cultivamos o que Deus já plantou. Nós apenas participamos do descanso de Deus.

O homem foi criado no sexto dia. Isso indica que o primeiro dia do homem foi o sétimo de Deus, ou seja, o dia do descanso. Isso certamente aponta para o princípio espiritual de que toda a obra de Deus em nós depende de aprendermos a entrar no seu descanso.

Quando Deus livrou o povo de Israel da escravidão do Egito e os conduziu para Canaã, Ele fez questão de mencionar que o povo não teria de fazer coisa alguma.

Eles entrariam em casas que não haviam construído, poços que não haviam cavado e plantações que não haviam semeado. Eles iriam participar da bênção da obra completa de Deus.

Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste. (Dt 6.10-11)

O mesmo princípio se aplica à obra de Cristo. Se Adão já recebeu o jardim pronto e o povo de Israel herdou uma nação pronta, nós também recebemos uma salvação completa.

Temos salvação quando descansamos no que Deus fez por meio de Cristo. A maior de todas as bênçãos que recebemos é a salvação, e ela é recebida quando descansamos.

Se a salvação é recebida assim, por que as outras bênçãos nos seriam dadas de outra forma? Todas as bênçãos são recebidas pelo descanso da fé.

Deus deseja que vivamos no descanso porque a fé é o descanso.

3. O TEMOR DE NÃO ENTRAR NO DESCANSO 

A Bíblia fala o tempo todo que não devemos temer. Esta foi a palavra para Josué. Por várias vezes, o Senhor lhe diz: “Não temas. Eu sou contigo”.  Esta foi a palavra proferida ao povo de Israel cada vez que enfrentavam os seus inimigos 

E também foi a palavra de Jesus para os seus discípulos (Mt 14.27). A vontade de Deus é que lancemos fora todo medo. Mas existe uma coisa que o Senhor falou para temermos, é o temor de não entrar no descanso. 

Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. (Hb 4.1-4)

O motivo pelo qual nós podemos descansar é porque Deus conclui todas as suas obras desde a fundação do mundo. 

Einstein postulou que, se construíssemos uma máquina que viajasse na velocidade da luz, nós estaríamos fora do tempo. O tempo não existiria para nós. Se viajássemos na velocidade da luz pelo espaço, quando voltássemos, as pessoas todas teriam envelhecido, mas nós continuaríamos jovens.

Isso acontece porque estaríamos em outra relação com o tempo contínuo. Deus, porém, não vive no tempo pois Ele é a própria luz. Na verdade, Ele mesmo criou a luz. E, debaixo da luz de Deus, todas as obras já foram concluídas.

Quando entramos no descanso, quando dizemos que Deus é o nosso descanso, nós entramos numa área fora do tempo. Entramos na dimensão do Espírito.

Deus viu tudo o que era necessário para a sua vida e Ele terminou todas as coisas que você iria precisar antes de você vir a existir. Tudo o que era necessário para a sua vida foi concluído muito antes de você nascer.

Na verdade, o próprio Senhor Jesus foi morto antes da fundação do mundo. Não temos como compreender isso com a mente, mas podemos entender com o coração.

Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. (Hb 4.3)

E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Ap 13.8)

Precisamos caminhar na dimensão da obra que já foi consumada. Porém, alguém pode dizer: “Mas eu estou doente e meu corpo dói”. Todavia, a Palavra de Deus diz que a sua obra de cura já foi completada. “Mas estou com problemas com os meus filhos”. A Palavra de Deus diz para erguermos as nossas mãos e nos fortalecermos cantando louvores.

A obra está terminada e Deus deseja que você entre nesse descanso.

No Jardim do Getsêmani, Jesus seria crucificado algumas horas depois, mas Ele orou dizendo a Deus que Ele havia terminado a obra que viera fazer (Jo 17.4).

Mas como Ele poderia dizer isso se ainda não havia morrido na cruz? Ele vivia na segurança da obra terminada. Este é o motivo por que Ele era tão tranquilo e descansado.

Hoje, sempre que enfrentamos  um problema, temos que dizer: “A obra já está terminada. Eu posso entrar no descanso de Deus”.

4. A BENÇÃO DO DESCANSO

No Salmo 23, a primeira coisa que o Senhor faz é nos levar para repousar em pastos verdejantes e descansar junto das águas tranquilas.

Assim, a primeira condição para termos a provisão de Deus é o descanso. O suprimento só flui quando descansamos em Deus.

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso. (Sl 23.1-2)

O suprimento de Deus está disponível para aquele que descansa no seu poder.

O poder de Deus é liberado quando entramos no descanso. O descanso é a expressão mais poderosa de fé. 

Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes. (Is 30.15)

A prosperidade e o sucesso vêm quando temos grandes ideias, e as novas ideias fluem quando estamos relaxados. A visão e os sonhos se renovam quando entramos no descanso.

Nunca, porém, pense que o descanso de Deus é o mesmo que passividade. Há uma grande diferença entre descanso e passividade. Podemos ver claramente essa diferença no exemplo da luta do povo de Israel contra Amaleque, em Êxodo 17.

Amaleque veio guerrear contra Israel em Refidim. A palavra Refidim significa “lugar de descanso”. Amaleque sempre vem para lutar contra você no seu lugar de descanso. A palavra Amaleque vem de outra palavra hebraica amal, que significa “dor, fardo pesado e trabalho árduo”. Veja que isso é exatamente o oposto de descanso.

Deus disse que haveria guerra permanente contra Amaleque. Isso significa que esta é a única guerra para a qual somos chamados: a guerra do descanso.

É a guerra para vencer a tentação de fazer as coisas em nossa própria força sem depender do poder de Deus. Nós devemos, sim, lutar pelas almas dos homens, lutar pela nossa casa, pela nossa família, pelos nossos filhos e cônjuge, mas essa luta precisa ser no descanso de quem sabe que a obra já foi completada.

Em Mateus 12.43, Jesus disse que, quando um demônio sai de uma pessoa, ele procura um lugar para descansar. Isso significa que o diabo não tem descanso e seu alvo é fazer com que vivamos em preocupação, medo e angústia em todo o tempo.

Mas, quando entramos no descanso, nós retiramos todo espaço do diabo em nós. O inimigo não pode entrar onde existe o descanso de Deus.

5. O TRABALHO NO DESCANSO

A vontade de Deus é que experimentemos a bênção de Salomão.

Davi, seu pai, tinha subjugado todos os inimigos, por isso Salomão pôde desfrutar de descanso de todos os lados. Ele não tinha nem inimigo e nem adversidade alguma. Este é o descanso de Deus.

Porém a mim o SENHOR, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma. Pelo que intento edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome. (1 Rs 5.4-5)

Por causa do descanso, ele pôde edificar casa para Deus.

Eu creio que precisamos desfrutar da bênção de Salomão se desejamos edificar casa para Deus neste tempo.

O Senhor Jesus é o nosso Davi, o qual já derrotou todos os nossos inimigos, assim podemos desfrutar de descanso de todos os lados para podermos edificar com liberdade. Precisamos lutar para entrar no descanso de Deus.

Lute contra a ansiedade e a preocupação. Lute contra toda incredulidade que o leva a perder a paz do descanso. Viva esse maravilhoso paradoxo de se esforçar para descansar. O descanso será a sua força.

Este é o princípio do descanso. A obra de Deus já foi completada. Quando criou o homem, Deus o colocou num jardim que já estava pronto.

Quando levou o povo para Canaã, Deus os levou para cidades prontas.

Cristo disse que está consumado. Assim, a obra de Deus está pronta, a nossa posição é de permanecer na vitória que já nos foi conquistada.

Precisamos constantemente aceitar o convite do Senhor para irmos a Ele a fim de acharmos descanso para a nossa alma. 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt 11.28-30)

ORAÇÃO DE CONFISSÃO

TEXTO BÍBLICO

O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços. Dt. 33:12

CONFISSÃO DA PALAVRA

Eu sou amado do Senhor. Ele já provou seu amor por mim na cruz do Calvário. Eu sou amado, por isso eu habito seguro. O Senhor é quem me protege e eu descanso nos seus braços. Praga nenhuma chegará à minha casa, pois eu sou amado do Senhor.


Oração das 7h com o Pr. Leonardo Costa


Oração das 12:30 h com o Pr. Dirceu