28/11/2020

14/06/20 - A CERTEZA DA FÉ

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


 

João 19.28-30 
“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”.

 

Introdução:

Muitas pessoas olham para nós e ficam admiradas com a nossa Fé:

“Como vocês falam com tanta certeza?” Com tanta confiança"

Alguns nos interpretam mal e acham que somos arrogantes. Pelo contrário, a fé nos torna humildes porque não depende de nós, não temos nada em nós para nos gloriarmos.

Alguns, quando falamos Deus te abençoe, o que eles dizem: “A todos nós!” , como quem diz: “Você também precisa, você não é melhor que eu.”

Claro que não somos. Mas muitos nos interpretam errados, por causa da nossa fé.

Não queremos ser melhores que ninguém, cada um precisa da sua fé para viver.

Nós vivemos pela Fé mesmo: O Justo viverá pela fé.

Quem não tem essa certeza, essa convicção não pode viver pela fé. Até diz que vive mas não vive, porque não tem certeza, duvida.

Hebreus 11:1

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a convicção e prova das coisas que se não vêem.
 

  • Quando fazemos uma opção de viver pela fé, não dependemos mais do natural, não dependemos mais do homem, não estamos mais preso às emoções.
  • Nós vivemos como quem vê o invisível.
  • Para todo mundo é invisível, mas para nós é claro como a luz do dia.
  • Viver pela fé requer muita humildade, porque a fé é um conflito constante coma a nossa alma, como nosso psicológico, com as nossas emoções com as nossas vontades.
  • Viver por fé não é só frequentar uma igreja, viver por fé é você viver sob uma palavra que você recebeu de Deus.
  • Viver por fé é viver debaixo de uma convicção inabalável de que fatos que não se vêm mas que já são.

Mas de onde vem tanta certeza, tanta convicção?

Vem do texto que nós lemos.Nossa certeza não vem de um pastor, de uma denominação evangélica. Nossa certeza não vem de nós mesmos. Não é pensamento positivo.

NÓS OUVIMOS O PRÓPRIO SENHOR DIZER: ESTÁ FEITO, ESTÁ PRONTO, ESTÁ CONSUMADO, TETELESTAI ! Romanos 10:17

A palavra se abriu, nós temos a revelação, a fé se estabelece.

E agora, mesmo que as circunstâncias sejam contrárias nós sabemos que é como Deus disse que é.

Quando você estiver no meio de uma situação difícil e não ver saída, ouça o Senhor dizendo pra você: TETELESTAI!

Ainda que esteja tudo ao contrário quando Deus fala você sabe que vai prevalecer a Palavra de Deus.

Ainda que satanás venha contra você, você sabe que pode continuar confiando na Palavra que você recebeu.

A CERTEZA DA NOSSA FÉ VEM DESSA PALAVRA: TETELESTAI !

A época de Jesus, essa palavra TETELESTAI era usada em diferentes situações.

E conhecer o significado original da Palavra, em cada uma dessas situações, ativa um aspecto da nossa fé.

Portanto, vejamos o que podemos receber dessa expressão TETELESTAI.

TETELESTAI SIGNIFICA QUE A OFERTA FOI ACEITA:

1.1. No VT quando o pecador vinha pedir perdão pelos seus pecados, ele levava ao sacerdote um cordeiro. O Sacerdote então deveria examinar o cordeiro minunciosamente para ver se ele era um cordeiro perfeito. E ao examinar o cordeiro e constatar que ele estava apto para o sacrifício o sacerdote olhava para o ofertante e dizia: “Tetelestai!” Está consumado! O cordeiro morreria no lugar dele e o ofertante voltava em paz!

1.2. Imagine o ofertante pecador voltando para casa. Ele estava em paz, porque o cordeiro tomou o seu lugar e seria imolado e ele estava perdoado. Imagine como esse homem voltava para casa. Assoviando, feliz, cheio de alegria, chegava em casa e gritava para a família que o esperava apreensiva:

  • O cordeiro foi aceito! Vamos almoçar! Vamos ter um jantar especial hoje! Minha culpa foi removida! O pecador estava em paz!
  • Hoje, eu declaro paz sobre a sua vida!  Sabe por que? Porque o sacerdote é Jesus! Mas o cordeiro também é Jesus! Na cruz do calvário Jesus bradou: Tetelestai. Está consumado! Sabe o que isso significa? Você pode voltar em paz para casa! O cordeiro morreu, você não precisa morrer. O cordeiro se fez pobre, você pode prosperar! Por isso, receba paz de Deus na sua vida!
  • Eu declaro que você vai deitar e vai dormir o sono do justo! Ouça Jesus bradando: Tetelestai! Está consumado!

II TETELESTAI SIGNIFICA QUE A DÍVIDA FOI PAGA:

2.1. Naquele tempo em Israel quando alguém contraia uma dívida para pagar em parcelas, ele assinava um documento de confissão da dívida. Aquele documento dizia que ele era devedor, e que estava sujeito a pagar tudo o que estava escrito naquela nota promissória ou escrito de dívida.

2.2. Uma das coisas que mais tira a paz de uma pessoa são as dívidas. Quando uma pessoa está muito endividada ela perde a paz, a alegria, o sono, a concentração. Ninguém gosta de viver endividado. E às vezes só de comprar a prestação e ter que todo mês honrar um compromisso isso já é motivo de preocupação para muita gente. Cada prestação que ela paga ela sente-se aliviada.

2.3. Naquele tempo, o devedor todo mês se apresentava ao credor para pagar uma parcela. Mas,  quando ele pagava a última parcela, o credor escrevia na nota promissória e dizia para o devedor agora com sua dívida quitada: “Tetelestai”. Está pago! E aquela nota promissória perdia sua validade e nunca mais poderia ser cobrada por ninguém. A dívida deixava de existir. Está pago! Sua dívida foi cravada na cruz do calvário (Cl. 2:14)!

  • Seja livre, liberto, curado, próspero e abençoado! Viva em paz! Tenha uma família abençoada! Não há mais culpa! Não há mais condenação! Deus não está atrás de você para cobrar sua dívida! Você não precisa mais fugir de Deus! Corra para Ele! Isso é Tetelestai

III - TETELESTAI SIGNIFICA QUE A OBRA FICOU PERFEITA:

3.1. Outro significado da palavra Tetelestai é registrado pelos historiadores como uma expressão usada pelos artistas. Quando um pintor estava com sua tela diante de uma paisagem se inspirando e pintando reproduzindo a paisagem que ele estava observando, ao chegar ao final da sua pintura ele olhava para a paisagem e percebia que a pintura era equivalente a paisagem, ou seja, uma representação fiel da paisagem viva. A pintura estava perfeita!

3.2. Ele se afastava do quadro, olhava mais uma vez para a paisagem olhava para a pintura e dizia: Tetelestai!  Está perfeito! Consegui reproduzir exatamente a realidade da paisagem nessa simples tela.

  • A verdade é que você é o quadro pintado pelo grande pintor que é Deus. Hoje o Espírito Santo está desenhando na tela da sua vida uma imagem da realidade que há em Cristo Jesus. 
  • E todas as noites quando você está dormindo, Deus olha para você olha para Jesus. Olha para você depois olha para Jesus, olha pra você mais uma vez, olha para Jesus, de repente ouve-se o brado de 2000 anos atrás na cruz do calvário: Tetelestai! Está consumado! A obra ficou perfeita! A realidade de Cristo Jesus passou a habitar dentro de você!
  •  Quando o Espírito Santo vivifica uma palavra na sua vida ele tem a cruz como fundamento, ele tem aquele grito: Tetelestai! Porque foi um grito! Jesus bradou: Está consumado! Ou seja, não há nada que eu possa fazer mais por vocês. Eu derramei meu sangue! Você está livre!

IV - TETELESTAI SIGNIFICA QUE A LUTA TERMINOU:

4.1. Quando dois lutadores, uma espécie de gladiadores lutavam entre si, e um deles vencia a luta, o vencedor levantava os braços e gritava para o público: Tetelestai! Está consumado! O inimigo foi vencido! A luta foi ganha!

4.2. Na cruz do calvário o Senhor Jesus venceu o pecado, venceu o mundo e venceu definitivamente o diabo. Na cruz ele despojou principados e potestades! E antes de dar o seu último suspiro ele bradou para que ficasse registrado: Tetelestai! O inimigo foi vencido! A força do pecado foi tragada! As correntes que nos prendiam foram arrebentadas! A obra está consumada! A tarefa está cumprida! A luta do Cordeiro de Deus já passou, definitivamente!

4.3. O grande triunfo de nosso Senhor, aquilo que fazia Sua vitória tão magnífica, tão grandiosa e tão incomparável, somos nós. Nós somos Seu triunfo, nós somos Sua recompensa, a parte que Lhe cabe por direito!

  • Sua vitória não vai acontecer no próximo mês ou no próximo ano! Suas lutas não serão vencidas depois que a pandemia passar. Todas as suas lutas foram vencidas há 2000 anos atrás quando Jesus bradou: Tetelestai! Por isso, não temos que vencer, ele já venceu por nós. Hoje precisamos apenas crer.
  • Toda a nossa fé é baseada na obra consumada da cruz! Quando a gente fala de viver pela fé é viver pela graça. Porque a graça e a fé andam de mãos dadas. A fé tira a sua responsabilidade! A fé coloca toda pressão em cima de Deus! Quando você entende que sua parte é crê e a de Deus é fazer, as coisas tomam outro rumo na sua vida! Porque sai aquele peso de você  ter que fazer as coisas acontecerem.
  • O Senhor criou você para ser aceito, para ser amado! Você é como o filho pródigo. Ele voltou para casa com uma lista de pecado para pedir perdão ao Pai. Mas o pai não queria saber da lista de pecados dele, o pai só queria saber que ele voltou.
  • Abra os seus ouvidos espirituais e ouça o Senhor brandando naquela cruz: Tetelestai. O Sacrifício foi aceito! A dívida foi paga! A pintura ficou perfeita! A luta foi vencida!