28/11/2020

21/06/20 - A BATALHA DA FÉ PARTE 1

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


 

Texto - Efésios 6:12,13

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.


Introdução
Nós estamos vivendo um tempo de crise política, moral e econômica em nosso país.

E para quem acha que esse ano está sendo difícil, os economistas preveem uma crise econômica ainda maior.

A bíblia diz que por trás de toda essa crise Global, mundial, a bíblia diz que tem uma ação espiritual, maligna.

Mas o meu objetivo com essa Palavra não é te assustar, mas declarar que mesmo em meio a crise, o Senhor nos guardará de todo mal.

No meio da crise você será guardado pelo Senhor. 

  • Nós não sairemos falidos nem falecidos, mas fortalecidos .
  • Quando muitos estiverem falando das dificuldades você estará compartilhando vitórias;
  • Quando muitos estiverem falando de falta de dinheiro, você está dando testemunho de provisão e prosperidade;
  • Quando muitos estiverem falando quer perdeu clientes, você estará expandindo seus negócios.
  • Quando muitos estiverem ansiosos assistindo os economistas darem as suas previsões nos telejornais, você estará firme e inabalável na fé, porque sabe que sua vida é guardada pelo Senhor!

Como venceremos essas batalha da fé?

F.T.: Em primeiro lugar...
I – PRECISAMOS FAZER UMA LEITURAL ESPIRITUAL DE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

1.1 Existe um mundo espiritual que se move sobre nós! Existe um mundo espiritual que atua contra a humanidade.

Efésios 6:12,13

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
 

1.2 Paulo diz aqui que quem sabe fazer essa leitura espiritual e tem conhecimento dos seus inimigos, que ele ele se refere aqui como: PRINCIPADOS, POTESTADES, PRINCÍPES DAS TREVAS, HOSTES ESPIRITUAIS, quem tem esse discernimento: fazem 3 coisas:

  • Estão preparados para a Guerra, ou seja, tomam a Armadura de Deus 
  • Resistem quando vem o Dia Mal
  • Após passar a luta, a crise, a guerra, permanecem firmes.

1.3 Muitos cristãos ficam abalados na crise, nos ataques, porque não têm esse discernimento, e não se preparam para a guerra.

1.4. Se estudarmos a história das nações nós veremos que as crises são cíclicas. Sempre houve crise, sempre houve depressão econômica, depois vem um tempo de normalidade, vem um tempo de prosperidade e novamente vem uma crise.

Mas cada vez que uma crise acontece, nós ouvimos que essa é a pior de todas as crises, assim como ouvimos que nunca choveu assim, nem nunca fez tanto calor e que será muito difícil sair dela.

  • Existe um mundo espiritual que se move sobre nós! Existe um mundo espiritual que atua contra a humanidade.
  • Enquanto nós estamos aqui reunidos esses quatro espíritos estão em franca operação na terra.
  • E a maneiras de sermos guardados e vencermos essa guerra é pelo conhecimento da Palavra de Deus.

Oséias 4:6
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento

  • Por isso, precisamos ser instruídos na Palavra da verdade e sabermos que “mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.”

F.T.: Em segundo lugar...
II – PRECISAMOS CONHECER OS NOSSOS IMIGOS:

2.1. Como eu vou lutar e vencer contra quem eu não conheço.

2.2. Os Livro do Apocalipse, nos mostra nitidamente que todas essa crise mundial que a nossa geração está passando há uma cavalaria do inferno que está trepidando a terra com a sua marcha destruidora provocando todo tipo de instabilidade, desespero, crise econômica, doenças, morte e etc.

2.3. E esses mesmos espíritos malignos não estão atacando somente as nações, mas as famílias, as empresas, as pessoas no geral. Esses espíritos são conhecidos como OS 4 CAVALEIROS DO APOCALISE.

Apocalipse 6.1-8

“1 Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
2 Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
3 Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!
4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.
5 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.
6 E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.
7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem!
8 E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.”

2.4. Cada cavalo possui uma cor, e o próprio texto diz o que significa cada um deles. Senão vejamos:

  1. O Cavalo Branco: Esse é o primeiro cavalo que João vê em sua visão. Ele possui um cavaleiro montado sobre ele que tem um arco sem flecha na mão (Ap. 6.2). Existem pelo menos três interpretações sobre quem e o que seria o cavalo branco: O Anticristo, o Evangelho e o Falso Evangelho. Nós vamos ficar com a terceira interpretação, porque está de acordo com outros textos da Palavra.
  • Portanto, esse primeiro cavalo que está agindo sobre a face da terra representa o engano do falso evangelho.
  1. O Cavalo Vermelho: Esse é o segundo cavalo que João viu. Ele é de cor vermelha. João mesmo diz que ele significa a guerra (Ap. 6.4).
  • Vermelho é a cor do sangue que lembra assassinato e a guerra. Ele traz na mão a espada, principal arma dos exércitos antigos.
  1. O Cavalo Preto: O terceiro cavalo que João vê é o cavalo preto que simboliza a fome (Ap. 6.5,6). Preto é a cor da fome, obscuridade e maldição. Ele traz na mão uma balança que denota desigualdade e injustiça.

        d) O Cavalo Amarelo: Esse amarelo na verdade é um amarelo-esverdeado que é a cor do cadáver em decomposição. Ele traz na mão uma jarra cheia de tudo o que foi derramado na terra pelos cavaleiros que o antecederam (Ap. 6.8).

      2.2. Quando lemos atentamente o evangelho de Mateus, podemos perceber que esses quatro cavaleiros também são citados pelo Senhor Jesus (Mt. 24.3-8). Não temos como impedir que esses quatro cavalos com os seus cavaleiros provoquem crises na terra. Mas como filhos de Deus, nós somos guardados pelo Senhor!

F.T.: Em terceiro lugar...
III – COMO ELES ATUAM SOBRE A TERRA:

3.1. Eles atuam de maneira gradativa. Toda ação sempre começa com o cavalo branco, depois é seguida pelo cavalo preto, depois vem o vermelho e finalmente por último cavalo, o cavalo  amarelo esverdeado.

3.2. Esse é o processo que desencadeia toda crise. Vejamos alguns exemplos de como os quatro cavaleiros agem em áreas diferentes: nas nações; no casamento; e, na economia e nas finanças pessoais:

  • O Cavalo Branco: Primeiro entra o engano do diabo, a mentira e a crença errada. Quando a pessoa perde a fé na palavra, e começa a dar mais crédito aos telejornais, aos economistas do que à Palavra de Deus, ela abre a porta para que o próximo cavalo comece a agir.
  • O Cavalo Vermelho: Quando começa a faltar dinheiro, a pessoa começa a brigar com todo mundo, perde o humor, perde a alegria, perde o autocontrole então tudo para ele se torna motivo de guerra. Muitos entram em guerra com a igreja e até com Deus.
  • O Cavalo Preto: Uma vez que a pessoa  começa a guerra, perde o autocontrole, briga com as pessoas, põe a culpa na igreja, em Deus vem a escassez, a provisão acaba, etc.
  • Cavalo Amarelo: Nesse estágio a pessoa perdeu a fé, começa a viver amargurada, acusar a Deus, acusar a igreja, e ela adoece espiritualmente, adoece emocionalmente, adoece fisicamente e entra e estado de morte.
  • O que sabemos é que o diabo vem para roubar, matar e destruir. Mas ele sempre começa de maneira sutil. Mas no final ele quer nos destruir! Perceba que tudo começa com o engano. Tudo começa quando a pessoa deixa de crer na Palavra de Deus e começa a crer na palavra da serpente.
  • Por isso, nesse tempo precisamos saber mais ainda o que a Bíblia fala sobre a provisão Divina e sobre a nossa prosperidade. Porque o homem próspero é aquele que medita na Palavra de Deus (Sl. 1.1-3). Declare o que a Bíblia declara! Aproprie-se das verdades de Deus e mesmo em tempos de crise nós vamos prosperar! Vamos prosperar porque somos o povo do Senhor!