- Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem.
- Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
- Compartilhe com seus amigos
Texto Bíblico: Apocalipse 6:1-8
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
INTRODUÇÃO
Na última ministração, nós vimos que o mal tem quatro faces que são representadas pela cavalaria do inferno. Mas assim como mal tem quatro faces, nós aprendemos também que existem quatro faces de Cristo para nos defender, a saber: O leão; O boi; O homem; A águia. Nós temos aprendido que como cristãos somos guardados pelo Senhor. E mesmo em meio à crise, nós vamos prevalecer. E como podemos ter essa certeza em nosso coração? Temos essa certeza por diversas razões a saber:
I – NÓS PREVALESCEMOS PELO PODER DO ESPÍRITO:
1.1. Na crise os que serão bem sucedidos não são os que têm conhecimento na área de investimento, nem aqueles que fizeram grande reserva financeira tampouco os que são dotados de uma capacidade de empreender acima do comum;
1.2. Na crise serão guardados os que confiam no Senhor! É isso que afirma o salmista Davi (Sl. 125.1);
1.3. Porque da mesma forma que os quatro cavaleiros possuem autoridade para sair e causar dano à terra e aos seus moradores, há um decreto divino determinando que esses cavaleiros não toquem os servos do Senhor. Senão observe atentamente o texto (Ap. 6.6).
- Azeite e vinho são referências ao Espírito Santo de Deus! Mas é lógico que os quatro cavaleiros não podem danificar o Espírito Santo. Assim a restrição colocada por Deus aos cavaleiros é uma clara referência àqueles que possuem o Espírito Santo.
- Só prevalece quem está no Espírito. A ordem é não danifiqueis o azeite e o vinho. Isso fala da vida no espírito. Se você andar no natural você vai se desesperar; e perceberá que quem desespera não descansa. Descansa e deixe o desespero de lado.
- Portanto, guarde o seu coração. Mantenha firme a sua fé! Dê ouvidos à palavra de Deus que diz: Você é guardado pelo Senhor. E sobre a sua vida não vale encantamento, não vale maldição e não têm poder a cavalaria do inferno!
II - NÓS PREVALESCEMOS MANTENDO O EQUILÍBRIO:
2.1. Nós já aprendemos sobre as quatro faces de Cristo representada pelos quatro animais a saber: O Leão, O Boi, O Homem e a Águia. De acordo com a visão de Ezequiel essas quatro faces convivem em perfeita harmonia. Cada uma delas está voltada para um alvo um objetivo. Assim temos:
a) As quatro faces em Cristo representam: O Leão: O rei que reina. O Boi: O servo que está sempre pronto a servir. O Homem: Aquele que se relaciona conosco de maneira inteligível. A Águia: Aquele que tem uma vida essencialmente celestial.
b) As quatro faces na visão celular:Se nós fôssemos aplicar as quatro faces na visão celular da igreja, nós teríamos o seguinte: Leão: Aponta para o GANHAR. A face do leão está ligada à conquista. Boi: Aponta para o CONSOLIDAR. Consolidar é um trabalho que exige de nós perseverança. Homem: Aponta para o TREINAR. Só um homem, discípula outro homem. Ele precisa entrar na realidade do outro para que possa influenciar. Águia: Aponta para o ENVIAR. A águia encoraja os filhos a formarem uma nova constelação familiar.
c) As quatro faces na vida do crente:Como nós podemos prevalecer contra as crises usando as quatro faces de Cristo? Leão: Para prevalecermos sobre a crise precisamos ter a disposição para conquistar; Boi: Para prevalecermos sobre a crise precisamos saber conservar o que temos conquistado. Muitas pessoas não conseguem manter as suas conquistas. Homem: Precisamos agir com inteligência (sabedoria). De um lado, agimos pela revelação de Deus. Mas uma vez que ele nos mostra a direção, precisamos usar a sabedoria que ele nos deu, para administrar o que temos conquistado. Águia: Precisamos prevalecer sobre a crise, nos lançando para novos desafios. Onde há crise, há sempre por perto uma OPORTUNIDADE.
- Assim como o Senhor é devemos ser também. Nós prevalecemos à medida que nós vivemos de maneira equilibrada com cada um dos aspectos das faces do Senhor, nós precisamos dessas quatro faces na nossa vida.
- De um lado temos que ter a disposição de um leão, por outro a força de um boi, a inteligência de um homem e a ousadia da águia.
III – NÓS PREVALESCEMOS PARA ABENÇOAR OS QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE NÓS:
3.1. Essa é uma realidade que muitos cristãos ignoram. Mas você é uma pessoa mais influenciadora do que você pode imaginar. Tem muita gente olhando para você, esperando o que você vai fazer para então decidirem o que elas vão fazer.
3.3. Então hoje, nós precisamos nos posicionar não apenas por causa de nós mesmos, mas por causa daqueles que se inspiram através da nossa vida. Porque quando você é abençoado, quando você é guardado, quem está junto com você será abençoado e guardado também. Um bom exemplo foi a tempestade que aconteceu no mar da Galileia (Mt. 8.23-26).
- Quando houve a tempestade no mar, não foi só para os barcos dos discípulos. Quando os discípulos clamaram, o Senhor se levantou e acalmou a tempestade em todo o mar. Todos foram abençoados por causa dos discípulos. Porque quando Jesus acalmou a tempestade todos os barcos que estavam navegando naquele mar foram abençoados. Muita gente é abençoada por causa de você. Senão vejamos outro exemplo em Salmos 128.1-4.
- O salmista diz que o homem que teme ao Senhor, a sua esposa e filhos serão abençoados por causa dele.
- Na verdade por causa do homem o Senhor vai abençoar a esposa e os filhos. Ou seja, só o fato dela ter casado com ele e dos filhos terem nascidos na família daquele homem, eles serão abençoados.
- Feliz aquele que está associado a um sujeito abençoado. Feliz é Ló quando muitas vezes foi abençoado por causa de Abraão. Onde você estiver quem estiver perto de você também será abençoado!