28/11/2020

02/08/20 - CUIDANDO DOS NEGÓCIOS DO PAI PAI - PARTE 3

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


 

Tema: O Poder da Paixão 
Texto Base: Romanos 12:11 

"No zelo, não sejais remissos, sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor."

Introdução

É a paixão que nos leva a assumir riscos, ir além do esperado e fazer além do necessário para atingir o objetivo. A paixão é o que dá ignição a unção. Na verdade a paixão é estopim da unção. Unção e paixão formam uma combinação explosiva. É impossível termos uma liderança efetiva sem paixão, pois é ela que produz superação. Ela é o primeiro passo para qualquer realização relevante, porque sem ela não temos determinação e nem perseverança parasuperar os obstáculos. A paixão é a chave para a excelência.

 

1. NO ZELO NÃO SEJA REMISSO

Como no texto de Romanos vemos que a forma como devemos servir ao Senhor é com um coração apaixonado. A maneira de sermos zelosos com as coisas do céu é sendo fervorosos de espfrito, servindo ao Senhor.

Portanto, o que é ser remisso?

E não ser negligente, indolente; é ser firme e diligente. Então, o texto continua: seja fervoroso ao servir a Deus; ou seja, há uma condição para servir a Deus e essa condição é estar com o coração em ebulição, essa é

a maneira de servi-IO. Quem não está em ebulição não O serve demodo apropriado.

Contudo, esse fervor não surge do acaso. Ele é fruto, antes de qualquer coisa, do enchimento do Espírito e da presença do fogo de Deus em sua vida. Há uma relação intima entre

paixão, fervor e ebulição do Espírito.
 

2. O FERVOR É O RESULTADO DA PAIXÃO

Paixão e fervor não são exclusivos dos cristãos. Uma pessoa pode ser fervorosa- em sua filosofia ou ideologia política ou até mesmo no futebol, por exemplo- sem conhecer a Deus.

Todavia, a paixão é uma chave. O poder de Deus é liberado quando pessoas apaixonadas levantam-se para servir-IO. Se quisermos ser cristãos bem-sucedidos, é preciso cultivarmos a paixão em nossas vidas.

O que faz a diferença em um líder para ele ser frutifero, é a paixão que ele tem. É a paixão que atrai as pessoas e devemos usá-la para servir a Deus.

Para isso, precisamos saber como essa paixão é gerada em nós.

Paixão e visão são geradas quando olhos são abertos. A partir do momento em que uma pessoa vê algo que antes não via, ou que outros não vêem, uma paixão nasce. Sendo assim, uma visão gera uma paixão, ou seja, um chamado ou um comissionamento geram uma paixão.

Além disso, uma pessoa apaixonada também gera paixão em outra. É como um perfume agradável que atrai outros. O homem de Deus deve servir motivado e fortificado pela paixão, é ela quem nutre o coração.

Ela é expressa, não constantemente, mas precisa aparecer em algum momento; em suas reuniões de célula, em uma conversa ou andando pelo caminho.

Quando Jesus falava com os discipulos no caminho de Emaús, o coração deles se aqueceu (Lc 24.13 32).

Vejamos algumas expressões de pessoas apaixonadas

 

A. SANTA OBSESSÃO

O lider deve ser apaixonado; seja na célula ou no culto. Quem está à frente é o exemplo, portanto precisa ser fervoroso.

Você nunca terá sucesso com alguma coisa a menos que ela se torne uma obsessão para você. Vencedores são apaixonados ela é aquilo que as pessoas chamam de obsessão. Obsessão é algo que controla seus pensamentos e seu tempo. Evidentemente há obsessões que são doentias, mas as coisas de valor somente foram realizadas por pessoas que tinham uma santa obsessão. Você será lembrado na sua vida pela sua obsessão.

 

B. INTENSIDADE

Essa é a segunda caracteristica: intensidade para tudo. É inadmissível alguém apático, sem intensidade no espirito, ao orar, cantare pregar. Ou se faz com intensidade, ou é melhor que nem se faça.

 

C. PERSEVERANÇA

Tenacidade é sinal de paixão. Pessoas insistentes batem até que a porta se abra. Isso é sinal de paixão, é ela quem motiva alguém a fazer isso.

Vencedores são finalizadores. Campeões são pessoas que terminam as coisas, São pessoas que vão até o fim. Jesus fez muitos milagres e tocou muitas vidas, mas o ponto máximo de seu ministério está oculto nesta frase proferida na cruz: "Está consumado!" (Jo 19.30). Os pecados dos homens podiam ser perdoados. O plano foi completado. Ele completou o que começou porque era apaixonado.

 

D. PRAZER

Sentir prazer é também um sinal de paixão. Pessoas que são apaixonadas por algo ficam satisfeitas, deleitam-se, ao realizá-lo e levam outras pessoas a também fazerem aquilo. Quem é apaixonado contagia outros por causa desse prazer. Quando vemos um apaixonado louvando, somos levados a louvar também. Alguns lideres quando, começam a cantar, ou só de chegarem à célula, transformam o ambiente.

 

E. ENCARGO

Encargo é outra palavra para paixão, é algo que lhe detém. Talvez você até tente e diga: "Não vou me preocupar com nada", mas não há outra forma. Em pouco tempo algo começa a lhe incomodar, como se estivesse em seu interior, então, você é levado a fazer o que é, na verdade, a sua paixão. Não foi vocé quem produziu esse encargo, mas sim Deus gerou em você esse compromisso, essa responsabilidade e esse desejo em ver a obra dEle acontecer.

 

F. DESEJO PROFUNDO NO CORAÇÃO

Pessoas apaixonadas têm sonhos na alma e esses sonhos as fazem prosseguir. Paixão é um sentimento subto.

Ninguém escolhe se apaixonar por alguém, ou diz: "Vou me apaixonar por futebol", não existe isso. É a paixão que escolhe você. O apaixonado nem sabe o dia em que foi atraido por aquilo ao ponto de lhe consumir. Ele também não consegue mais se mudar, pois foi conquistado por aquilo.

O mesmo acontece com as coisas de Deus, pois não somos nós quem decidimos nos apaixonar, mas é Ele quem nos conquista.

 
 

3. A IMPORTÂNCIA DE UMA PAIXÃO

A paixão é o primeiro passo para a realização de qualquer coisa relevante, que seja realmente importante, na vida. Vejamos algumas razões da paixão ser tão importante em nossas vidas.

 

A. A PAIXÃO ATIVA O POTENCIAL

O potencial é tudo o que se poderia fazer, mas ainda não fez-se.

A paixão é quem ativa esse potencial e nos leva a romper os próprios limites. Quem não é apaixonado não quer romper limites, antes deseja o conforto, o comodo, a zona de seguranga.

 

B. A PAIXÃO (MPACTA OUTRAS PESSOAS)

Uma paixão pode Transtormar a vida de uma pessoa. Se ao evangelizar, você o fizer de forma superficial, a pessoa evangelizada também se portará desta forma com relação ao evangelho, mas, se você pregar a Palavra de Deus de modo apaixonado, o resultado será diferente, pois o zelo pelo evangelho constrange o ímpio e o Espírito Santo pode atuar de maneira livre no ambiente.

 

 

C. A PAIXÁO ESTABELECE E MANTÉM AS PRIORIDADES

Você é lembrado e forçado a manter o foco pela paixão. Damos prioridade àquilo que somos apaixonados. Nós decidimos andar nos caminhos de Jesus porque esse é o nosso coração, a nossa

paixão. Esse é o nosso chamado e visão.

 

D. A PAIXÃO FAZ O IMPOSSÍVEL ACONTECER

O limite é tudo que pode tentar te travar, impedir de seguir, todavia, o homem apaixonado é capaz de romper os próprios limites, a paixão nos libera desses falsos limites e nos fortalece a seguir. Como uma maratona onde mesmo faltando pouco para chegar, o atleta, mesmo cansado, rompe e ultrapassa a dor e consegue atingir o objetivo que é a linha de chegada. A dor e o cansaço são ofuscados pelo objetivo final, que para nós cristãos é o eterno galardão.

 

 

5. COMO MANTER A PAIXÃO

A paixão é algo decisivo para que possamos romper como discipulos de Cristo. Devemos crer em sua importância e valorizá-la.

 

A. REATIVE SUA COMUNHÃO COM DEUS

Se você perceber que está esfriando, que seu fervor está diminuindo, separe-se para jejuar e orar. Reserve um tempo com Deus, esmurre seu corpo, como diz Paulo (1Co 9.27).

 

B. ANDE COM PESSOAS APAIXONADAS

A paixão é contagiosa e a convivência com pessoas apaixonadas nos protege da apatia. Deus provê essa santa conexão para manter nossa paixão viva. Ande com quem é apaixonado e não com os apáticos, pois a apatia também é contagiosa.

 

C. RENOVE A CONVICÇÃO DO SEU CHAMADO

Renove a consagração, entregue-se totalmente a Deus. Ative seus dons e, acima de tudo, não faça coisas às quais você não foi chamado. Não se envolva com coisas pelas quais você não tem paixão, porquê isso tem o potêncial de destruir o seu chamado. Foque em seu ministério, volte-se ao chamado que Deus lhe fez.

 

 

Perguntas para o Compartilhamento da Célula
Como você pode exemplificar possíveis zelo pelo Evangelho?
Você já teve a experiência de algum irmão apaixonado reativar a sua paixão, ou você fazer isto por outro irmão?
O que você tem feito para manter a sua paixão acesa, nesse período de pandemia?
Há paixão hoje em você?

Deus abençoe a sua semana