- Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem.
- Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
- Compartilhe com seus amigos
Texto bíblico: 2 Coríntios 3:18
Introdução
Desde quando nascemos de novo até a nossa partida, estaremos em um processo constante de transformação. Deus sempre vai nos levar a novos níveis de crescimento, unção, experiência e transformação.
Estamos caminhando de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória em vitória. Deus não nos projetou para ficarmos parados. Deus não quer seus filhos estagnados, sua igreja parada. O Senhor está nos convidando para a próxima fase.
Davi é um grande exemplo de alguém que não aceitou estagnação e avançou para os próximos níveis de unção e conquista. Após vencer o leão e o ursos quando cuidava das ovelhas de seu pai, derrotou o gigante Golias e se tornou rei de todo Israel.
Na medida que ia sendo transformado, o Senhor derramava mais unção sobre a sua vida. Ele foi ungido três vezes. A unção foi crescendo na medida que Davi aceitava os novos desafio. A unção nos faz ir onde nunca iríamos, ter o que nunca teríamos e ser o que nunca seríamos. A unção acelera o processo de transformação em nossas vidas.
Com o exemplo de Davi, vemos que sempre passaremos pelas seguintes etapas antes de passarmos para a próxima fase: FÉ-DESAFIO-EXPERIÊNCIA-DOR-GLÓRIA.
Outro exemplo de transformação e superação são os pastores que estão a frente do rebanho. A igreja é o reflexo do pastor: se o pastor corre, a igreja anda; se o pastor anda, a igreja senta; se o pastor senta a igreja deita; se o pastor deita, a igreja dorme; se o pastor dorme, a igreja morre.
De acordo com 2 Coríntios 3:16, estamos sendo transformados para sermos semelhantes a imagem do nosso Senhor Jesus. O Senhor quer nos dar mais do Seu Poder e Autoridade (Lc 9:1; Lc 10:18,19; Mc 16:17,18; At 10:38)
Na medida que vamos sendo transformados de glória em glória, as pessoas também vão percebendo essa mudança em nós.
Mas tem algo ainda muito importante que precisamos observar. Independente da fase que estejamos nesse processo constante de transformação, enfrentaremos 3 obstáculos que podem nos fazer parar nesse processo.
1. LEGALISMO
1.1. Legalismo é quando alicerçamos nosso relacionamento com Deus em nosso desempenho e obrigações. É quando colocamos as regras acima de Deus.
1.2. O legalista faz do seu comportamento e da sua experiência uma lei acima da Obra completa de Cristo na Cruz do Calvário.
- Isso traz condenação porque quando a pessoa não conseguir cumprir as próprias regras que criou ela vai se sentir mal, e vai achar que Deus está triste com ela.
- O legalismo também traz a justiça própria pois a pessoa pode achar que é melhor que os outros por estar buscando e orando mais que os demais
- Também pode trazer competição entre os irmãos, por acharem que tem mais poder que os outros.
1.3. Tanto a nossa salvação quando o poder do Espírito Santo em nós é pela Graça de Deus, seu favor imerecido. O amor de Deus por nós é imutável e incondicional.
1.4. Precisamos meditar na Graça de Deus, ou seja, meditar o quanto Deus é bom e no quanto somos amados. Para entender melhor esse ponto, leia os textos abaixo:
- Gálatas 3:1-4
- Êxodo 33:17-19
- 1 Coríntios 15:7-11
- Romanos 12:3-8
- Hebreus 4:16
2. COMODISMO
2.1. Em todo tempo teremos que lutar contra a indisposição. Mas não podemos nos acomodar, temos que nos incomodar.
2.2. Recebemos pela Graça todos os dons, poder e autoridade. Mas a busca tem um preço. Não tem mudança sem disposição para mudar. Leia os seguintes textos abaixo:
- 1 Coríntios 12:28-31
- Isaías 55:1-3
- Ageu 1:14,15
3. MUNDANISMO
3.1. Talvez esse seja o maior obstáculo pois o mundo sempre nos rodeia com suas tentações e distrações.
3.2. As coisas do mundo podem nos fazer parar no caminho da transformação. Por isso a Palavra é muito clara quanto essa realidade. Leia os textos abaixo:
- 1 João 2:15-17
- Romanos 12:1,2
- 1 João 15:19
- Gálatas 3:1-5
- Marcos 12:30
- Joel 2:28 (Bar do Joel)