JESUS: O PRESENTE DO CÉU - 23 à 28\12

Escrito em 23/12/2019
Equipe Maanaim


Texto base: João 3:16

EDIFICAÇÃO: João 3.16 é sem dúvida alguma o texto mais conhecido da Bíblia em todo o mundo. Por que esse versículo é tão importante na Bíblia? Por que ele é o texto mais pregado pelos evangelistas? Porque João 3.16 encerra uma grande verdade do Evangelho: apresenta Jesus como o presente do céu para a humanidade. E esse presente, tem algumas características, a saber:

I - JESUS É UM PRESENTE PARA TODOS:

1.1. Nesse final de ano, inevitavelmente muitas pessoas ganharão muitos presentes. Como fruto do trabalho e dedicação, muitos serão promovidos no trabalho, outros ganharão novas mobílias, utensílios domésticos, roupas novas, viagens, homenagens, visitas de entes queridos e por aí va.

1.2. A verdade é que é muito bom ser presenteado por alguém. Gestos como esses, expressam muitas vezes a consideração, o carinho e a amizade que uma pessoa amiga merece. Dependendo do contexto profissional e familiar cada pessoa receberá presentes diferentes. Todavia, há um presente que é comum a todos nós. O presente do céu, enviado por Deus para os homens. 

1.3. O texto começa dizendo assim: “... porque Deus amou o mundo...” Esse presente descrito em João 3.16 nos fala de um Deus gracioso, que diferente das motivações humanas expostas acima, prepara o seu melhor presente, seu único Filho, para dar em favor de pessoas que não mereciam nada.  Não importa se você se considera uma pessoa boa ou má! Se você faz tudo certo ou vive uma vida torta, o presente está disponível a todos os que creem. Não depende do que você faz ou deixa de fazer, mas única e exclusivamente da sua fé em Jesus.

II – JESUS É UM PRESENTE COMPLETO:

2.1. Você já passou por alguma data especial sem receber nenhum presente? Se, no dia do seu aniversário, ou em alguma outra data que você esperava que alguém se lembrasse de você e lhe trouxesse um presente, mas, porventura, você simplesmente não foi lembrado ou nada ganhou; saiba que com Deus, essa história é diferente. Ele jamais se esquece dos Seus Filhos. 

2.2. Ele deu Seu próprio filho – Jesus, para ser o meu e o seu presente, não apenas em datas “especiais”, mas todos os dias. A cada manhã, todos os dias, Deus nos oferece Jesus como perfeito e completo presente. É promessa: “[…] e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.2b).

2.3. Muito difícil alguém lhe dar um presente completo. Se você ganha um sapato, depois você tem que comprar meias e cintos.  Se você ganha uma roupa depois você precisa completar com alguns acessórios. Se você ganha uma viagem, você precisa adicionar alguns itens que não estão inclusos no pacote.

  • Por mais que eu goste de receber presentes e ame presentear, nenhum presente jamais poderá ser comparado ao que Deus me deu, porque Jesus é tudo o que eu e você precisamos. Nele está a vida, paz, alegria, segurança, e sobretudo a vida eterna. 

III – JESUS É UM PRESENTE IMERECIDO:

3.1. É muito comum as pessoas falarem: “fulano merece esse presente.” Ou “ciclano não está merecendo esse presente.” Sabe o que é interessante no presente do céu? É que é um presente de fato imerecido. Ninguém de fato merece receber Jesus. Se não fosse a graça e o amor de Deus por nós, jamais teríamos acessos a ele.

3.2. Por isso João 3.16 afirma: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...” Foi esse amor indescritível que fez com o Senhor nos desse esse grande presente. Quando Jesus nasceu, as Escrituras registram que a chegada do Salvador é anunciada primeiramente aos pastores (Lucas 2:8-11).

3.3. Os Pastores eram uma classe asperamente menosprezada pela sociedade devido a sua ocupação considerada inferior. Eles não conseguiam observar à risca todas as normas da lei mosaica, muito menos as diversas regras humanas que os fariseus engenhosamente inventavam. 

3.4. No entanto, a esses pobres pecadores indignos, sem recursos e sem méritos próprios que Deus revela a melhor notícia que um pecador poderia receber: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o Senhor”.

  •          É desse modo que Deus anuncia as boas novas de salvação. Ele prepara o melhor presente e envia a nós pecadores. 
  •          É o Deus santíssimo doando seu único Filho amado em favor de seres indignos e incapazes de obedecer perfeitamente sua Palavra. É graça divina vinda a nós; é um presente imerecido.

IV – JESUS É UM PRESENTE ETERNO:

4.1. A maioria dos presentes que nós ganhamos num ano, no outro já se depreciou. Você ganha uma roupa nova e fica feliz com ela, mas daqui a um ano, ela é chamada de roupa velha. Você pode ganhar um celular de última geração daqui a um ano, ele vale pouca coisa, porque já ficou ultrapassado em relação aos novos lançamentos. 

4.2. Por isso, João 3.16 é tão forte, porque ele diz: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Que presentão esse que nós recebemos do céu! Que maravilha saber quer um dia Deus foi tão generoso conosco, nos dando algo de tão grande valor. Além disso esse presente envolve algumas características que não podem deixar de ser mencionadas:  

a) É UM PRESENTE QUE ENVOLVE CUSTO: Jesus foi o presente mais caro que um homem já recebeu. A nossa redenção custou caro. Nós dizemos: A salvação é de graça, mas no fundo não é! Teve um preço que já foi pago por alguém – Jesus Cristo. 

b) É UM PRESENTE QUE ENVOLVE GRATIDÃO: É muito ruim quando você se sacrifica para presentear alguém e por algum motivo a pessoa esquece-se de agradecer. A Bíblia nos ensina a ser gratos em todas as coisas na nossa vida, então precisamos agradecer a Deus por nos ter dado o seu único Filho. Ele foi o melhor e maior presente que alguém pode receber, e a maneira melhor de agradecer é entregando nossa vida a Ele.

c) UM PRESENTE QUE DEVE SER COMPARTILHADO: Tem coisas que você ganha que é só para você. Mas tem coisas que você pode compartilhar com outras pessoas. Jesus é um presente que precisa ser compartilhado. Quando nós o recebemos em nossa vida, precisamos compartilhar com toda a nossa família e amigos. Por isso mesmo hoje estamos aqui compartilhando esse grande presente dos céus.

  •         Quando os pastores tomaram conhecimento das boas novas, não guardaram a notícia para si, eles anunciaram tudo quanto tinham ouvido acerca do Salvador (Lc.2.17).  O Messias prometido já nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para salvação de todo aquele que Nele crer.  
     
  •        Quando um presente satisfaz uma necessidade que temos ele se reveste de um valor ainda maior para nós. Então, não há dúvidas, nenhum presente pode se comparar ao presente do céu: JESUS CRISTO!

COMPARTILHAMENTO
1) Se pudesse dar o presente do céu a alguém, a quem você daria? Por quê? Compartilhe!
2) Qual dessas quatro características do presente do céu, você julga ser a mais importante? Por quê? Compartilhe!
3) “Jesus foi o presente mais caro que um homem já recebeu”, o que você entende sobre essa afirmação? Compartilhe!


.