O QUE É A IGREJA ? - 06 à 11/02

Escrito em 06/02/2023
Equipe Maanaim


Texto base: Mateus 16:15-18

EDIFICAÇÃO: Igreja: Será que realmente sabemos o real significado dessa palavra? Será que entendemos o que significa fazer parte de uma igreja ? Pode parecer óbvio, mas muitas vezes tropeçamos em conceitos simples por não refletirmos sobre. Em Mateus 16, vemos o diálogo de Jesus com Pedro, onde o nosso Senhor explica a origem da Igreja. 1) A igreja tem um Projeto: um dono, um idealizador, não é invenção humana; 2) A igreja tem um Poder: Um poder exclusivo e específico contra as portas do Inferno; 3) A igreja tem um Propósito: Unir pessoas na terra para trazer a realidade do Céu. Talvez, pela familiaridade ou religiosidade, muitos cristãos não atribuem o devido valor a Igreja. E o resultado é que muitos não tem prevalecido contra as portas do inferno. A igreja tem um poder, mas também é um lugar de proteção. Com deve entristecer o coração de Deus, vendo a maneira negligente como muitos se relacionam com a Sua igreja. Fazendo até pouco caso dela, tipo tanto faz como tanto fez se participar ou não. Interessante como vemos adeptos de outras religiões valorizarem suas reuniões: Maçons, mulçumanos, espíritas, etc. Como eles valorizam e levam a sério com reverência e temor seus grupos de pertencimento. Mas e nós? Será que entendemos o que é a Igreja? Será que damos o devido valor ao Corpo de Cristo? Em 2 Coríntios 4:4, diz que: “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” Veja que o diabo não cegou os olhos, mas o entendimento. Ou seja, muitos podem ver a igreja, mas não terem o entendimento correto do que é a Igreja na ótica de Cristo e da Sua Palavra. Em Efésios cap 2, Paulo usa três ilustrações para explicar o que é a igreja. Vejamos:

F.t.: Em primeiro lugar...
I – A IGREJA É UMA FAMÍLIA PARA O PAI  - Efésios 2:17-19

1.1. Paulo explica que éramos estrangeiros, mas Deus nos uniu em uma mesma família, e temos um mesmo Pai. A igreja não é um lugar para se frequentar, mas uma família para se pertencer. A pessoa pode estar frequentando uma igreja grande, moderna, na mídia, com toda tecnologia, ouvir uma boa palavra, participar de um bom culto, mas não se sentir parte da família.
1.2. Na família temos: a) O mesmo DNA do Pai – reafirmamos nossa identidade. b) A mesma herança – Temos acesso a herança c) Os mesmos irmãos– nos relacionamos como irmãos, devemos ajuda uns aos outros. d) Relacionamentos– através dos relacionamentos aprendemos e somos fortalecidos.

  • Se você faz parte de uma igreja, mas só se relaciona com os seus irmãos domingo à noite, está faltando algo muito importante para o seu crescimento.
  • Por isso durante a semana nós nos reunimos nas células. Estamos vinculados uns aos outros, ajudamos uns aos outros, oramos uns pelos outros. A célula é uma verdadeira família. E essa é a vontade do Pai que seus filhos estejam juntos, além das 4 paredes do prédio.

F.t.: Em segundo lugar...
II – A IGREJA É UM CORPO PARA CRISTO – Efésios 2:14-16

2.1 A segunda ilustração é do Corpo. Quando falamos de Corpo, falamos de duas coisas: UNIDADE e MATURIDADE.
a) UNIDADE: Se tem algo que retrata a mais perfeita e completa unidade é o funcionamento do Corpo humano.   Vários membros diferentes conectados e trabalhando em perfeita harmonia. O corpo só funciona se os seus membros estiverem em unidade. Igreja não é uniformidade. Não temos que ser iguais nem que os outros sejam iguais a nós. Igreja é unidade. Todos diferentes mas andando como um só homem. Igreja não é ajuntamento dos iguais, mas unidade dos diferentes. Paulo vai falar sobre o corpo em Coríntios. 1 Coríntios 12:12-15. No corpo, todos ouvem a cabeça que é Cristo. O dedinho, coração e o pé seguem o comando da cabeça. Muitas vezes, a igreja não tem unidade pois cada um quer fazer a sua vontade, e não seguir a cabeça, Cristo.
b) MATURIDADE: Corpo também fala de crescimento e maturidade. Uma criança tem corpo mas ainda não está pleno.  Assim também é a igreja. Se não amadurecermos como igreja, não poderemos expressar Cristo plenamente.

  • O Corpo se apesenta quando estamos trabalhando juntos em cooperação. Seja no culto de celebração, no Encontro com Deus, em algum projeto. Nesse sentido, somos igreja quando participamos e nos deixamos ser usados uns para os outros.
  • Por isso não tem como ser igreja sem se envolver com o corpo. Quando estamos juntos, quando todas as células estão juntas trabalhando, quando todos os membros estão juntos, podemos ver a beleza desse corpo.
  • O inferno não pode prevalecer quando estamos unidos como Família, nem quando estamos funcionando como um Corpo.
  • Por isso é importante cada um de nós termos essa consciência que precisamos ter relacionamento como família na célula mas também nos reunir e trabalhar juntos como Corpo.

F.t.: Em terceiro lugar...
III – A IGREJA É UM EDIFÍCIO PARA O ESPÍRITO SANTO Efésios 2:20,21

3.1. A terceira ilustração que Paulo usa é o edifício. E nesse edifício somos pedras vivas. Somos encaixados uns com os outros e juntos formamos o edifício espiritual.
3.2. Quando a bíblia fala que somos pedras, isso fala do processo de discipulado.  Ou seja, o discípulo é como uma rocha, é firme e forte. Pode contar com essa pedra para a construção. Mateus 16:18
3.3.  Numa Construção,  as pedras precisam ser encaixadas, mas antes,  precisam ser trabalhadas e talhadas. Tem que tirar as lascas e as pontas. Nesse texto diz que o Edifício tem uma Pedra de Esquina, ou Pedra Angular, essa pedra é que é colocada primeiro e a partir delas as outras pedras vão sendo encaixadas. Essa pedra serve como molde, ela que amarra as outras e diz como as outras devem ser. Esse molde é Cristo. Por isso somos discípulos de Cristo.  
3.4. Esse processo de ser trabalhado e se tornar a imagem de Jesus se chama discipulado. Esse trabalho é feito pelo ensino da Palavra de Deus de maneira mais profunda. Por isso temos a Escola de Discípulos às quintas a noite, onde aprendemos a ter um relacionamento mais profundo com a Palavra, com Deus e com os irmãos.

  • Na Escola de Discípulos nós aprendemos como crescer em maturidade no Espírito
  • Aprendemos que o discípulo é um ministro de Cristo
  • Temos uma visão mais ampla do propósito de Deus para as nossas vidas.
  • Aprendemos também como podemos fazer discípulos: GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR.
  • Esse é o nosso trabalho como igreja. Queremos ser uma família, um corpo unido e um edifício espiritual para Deus.

Conclusão

Mas tudo isso só é possível através dos RELACIONAMENTOS. A igreja não sou EU. A IGREJA somos NÓS.  Temos que abrir mão do individualismo e renunciar nosso EGO para vivermos a vida da Igreja. Por isso que o diabo faz de tudo para causar problemas nos relacionamentos, e também nos afastar da comunhão do corpo.  O ano só está começando, e meu desejo é que você amplie seu entendimento sobre a importância da Igreja na sua vida. Participe dos cultos, das células e da Escola de discípulos. Que essa seja a sua meta em 2023, ser igreja. 

Acesse o link abaixo e procure a célula mais próxima da sua casa:
https://www.portalibm.com/encontre-uma-celula/c/0

Acesse o link abaixo e se inscreva para a Escola de Discípulos:
https://www.portalibm.com/escola-de-discipulos