JOSÉ DO EGITO: DO POÇO AO TRONO - 06 à 12/12

Escrito em 08/12/2020
Equipe Maanaim


Texto bíblico  - Gênesis 37:1-36

Introdução
A trajetória da vida José do Egito, patriarca do povo hebreu, nos inspira a permanecer fé, a descansar nas promessas recebidas do Pai, onde os sonhos de Deus em nossa vida jamais vão morrer. Aquele que começou a boa obra há de aperfeiçoa-lá até a vinda de Cristo, Fp 1:6. Circunstâncias, pessoas, ou seu próprio mundo interior não podem roubar o que Deus sonhou para você. Seu fim não é um poço, um calabouço, mas o trono: o governo de Deus na sua vida. Ele como Pai nunca desistiu de você! Vamos juntos nesta historia.

I – JOSÉ CHAMADO PELO PAI

1.1. José é tipo de Cristo. O que é um tipo bíblico? É uma pessoa ou circunstância do antigo testamento que se relaciona com o novo testamento. José era amado de seu pai, Jesus foi amado do Pai, José foi odiado pelo seus irmãos, Jesus também foi odiados pelos seus irmãos de fé, José foi vendido por 20 moedas de prata, assim como Jesus foi vendido por 30 moedas de prata. Sua vida aponta para Cristo

1.2. Estava José com 17 anos, um jovem apascentado os rebanhos de seu Pai Jacó, este que era neto de Abraão o qual recebera a promessa de Deus em que sua descendência seria uma grande nação, dando início ao povo eleito do Senhor: Israel. José era filho amado, de sua velhice, o qual foi concebido de Raquel esposa do coração de seu pai. Jacó deu uma túnica talar para José, no costume judaico dar uma túnica significa dar sua vida. Assim seus irmãos passaram a odiá-lo e seu relacionamento com estes já não era bom .José  teve um sonho onde ele e seus irmãos colhiam feixes no campo e o feixes de seus irmãos inclinaram perante o feixe de José. Então seus irmãos disseram certamente José reinarás e dominarás sobre nós, passavam a odiar José ainda mais por causa de seus sonhos e suas palavras. Chamado é quando Deus nos elege, nos escolhe, para nos presentear, ou realizar algo na terra. O Chamado independe da ação do homem  é ato exclusivo da soberania divina, da graça de Deus. O que fez José para ser escolhido para num futuro governar seus irmãos? nada, o que fez José para merecer a túnica talar? Nada, mas essa foi a vontade de Deus, cabia a seus irmãos aceitá-la e respeitá-la e de forma harmoniosa Deus abençoaria a todos.        

  • Será que ficamos incomodados com a benção de nossos irmãos? Será que isso gera inveja em nosso coração?
  • Será que fazemos comparações?
  • Temos uma identidade, somos um ser único na terra, Deus preparou algo especial para cada um. Se você está aqui é porque respondeu a chamada divina, dentre muitos perdidos você foi eleito para viver os sonhos de Deus.

II – JOSÉ MANTEVE A INTEGRIDADE

2.1. Os irmãos de José planejaram matá-lo nos campos dos rebanhos, arquitetaram um plano, mas foram contidos pelo irmão mais velho Rubem. Assim resolveram lança-lo num poço e roubaram sua túnica manchando-a de sangue a ser uma prova para seu pai que uma fera do campo havia devorado José. Então Judá, um de seus irmão resolveram vender José como escravo a viajantes ismaelitas.

  • Já te lançaram alguma vez na vida num poço sem saída?
  • Será que hoje você está vivendo o poço da enfermidade, do desemprego, da desordem familiar? Saiba que não é este o seu fim.

 2.2. José foi parar na casa de Potifar, um oficial de Faraó, imperador do Egito. Ali como um jovem cheio do Espirito de Deus ganhou confiança de seu patrão. Mas o diabo quis frustrar os sonhos de Deus para José. A esposa de Potifar viu a beleza de José, e o desejou, tentou adulterar com ele, mas este jovem  mesmo longe de sua terra, de seus irmãos, de sua comunidade de fé manteve sua integridade dizendo não ao pecado, fugindo dos desejos da carne, assim  acusado de trair Potifar, foi lançado no calabouço, onde com o tempo se tornou lideres dos presos. Ali no cárcere José poderia blasfemar contra Deus mas se manteve integro 

  • Faça das pedradas da vida uma escada para o seu sucesso!
  • Temos uma boa notícia: o calabouço fica perto da casa real! Ou seja a sua vitória fica perto do seu provação!

III – JOSÉ PERSERVEROU

3.1. Faraó teve sonhos e ninguém no Egito os interpretava. Advinha quem ele chamou para desvenda-los? O então sonhador José, este por divina revelação e palavra de sabedoria pode orientar Faraó fazendo do Egito um reino próspero, assim Faraó elevou José a governador do Egito.  

  • A Vida é uma roda gigante, ora estamos em baixo ora estamos em cima, Deus é o Deus dos montes mas também dos vales!
  • Toda promessa passa pelo teste do tempo, Deus revela a promessa mas não mostra o processo!
  • Podem te roubar a túnica mas não podem te roubar a promessa!

IV – JOSÉ FOI GENEROSO

4.1. Havia fome na terra da família de José, estes desceram ao Egito para comprar alimentos. Ali foram até José, então governador,  mas estes não o conheceram. José foi generoso com seus irmãos devolvendo o  dinheiro pago pelos suprimentos, colocando escondido nos sacos de mantimento.  

  • José não se deixou levar pelas ofensas mas a retribui com um oferta. Quando chegar ao trono seja grato.

V – JOSÉ PERDOU

5.1. José tinha muitos motivos para odiar seus irmãos, mas ele entendeu que tudo que ele havia passado fazia parte de um grando plano de Deus para as sua vida Gn 50.20 quanto perdoamos liberamos nosso irmã e ficamos mais leve e assim evitamos muitas doenças psicossomáticas que advém muitas vezes da falta de perdão.

  •  Vivemos a era dos conflitos emocionais, rogamos  a Deus que coloque em nosso coração o amor de Jesus, pois não sabemos amar como convém e tenhamos sabedoria para gerenciar nossas emoções.  

COMPARTILHAMENTO

1) Você tem Sonhos em sua vida? Compartilhe!

2) Será que Deus quer nos usar para realizar os sonhos Dele? Compartilhe!

3) Qual etapa da vida José você mais se identifica?  Compartilhe!