O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação. (Salmo 91).
O Senhor colocou o Salmo 91 na Bíblia para para tivéssemos um quadro vivo da sua proteção sobre nós.
Ele faz isso isso colocando a assinatura de quatro dos seus nomes: O que habita no esconderijo de El Elyon e descansa à sombra de El Shaddai diz a Iahweh: Meu refúgio e meu baluarte, meu Elohim, em quem confio (Sl. 91.:1-2).
E, no verso 4, quatro lemos que o Senhor nos cobrirá com as suas penas e sob as suas asas estaremos seguros. Quando um judeu lia isso nos dias do Velho Testamento, ele imediatamente pensava na Arca da Aaliança.
AS ASASAS DO ALTÍSSIMO
De todas os móveis do Tabernáculo, a Arca da Aliança era a mais santa. Ela era colocada no Santo dos santos e tipifica o Senhor Jesus.
Ela era feita de madeira coberta com ouro. A madeira simboliza sua humanidade sem pecado e o ouro fala da sua divindade. O Senhor era plenamente homem e plenamente Deus.
Em cima da Arca, ficava a sua tampa chamada propiciatório e nela havia dois querubins feitos de ouro maciço. Esses querubins estavam com suas asas abertas olhando para para a Arca no centro.
Para compreender o significado do propiciatório, precisamos saber o que havia dentro da Arca.
O livro de Hebreus declara que havia três coisas dentro da Arca da Aliança: as tábuas da lei, um pote contendo o maná e a vara de Arão que floresceu (Hb. 9.:4).
Esses três itens apontam para a rebelião do homem.
As tábuas da lei mostram a rejeição ao padrão santo de Deus, o maná mostra a rejeição do homem ao suprimento de Deus e a vara de Arão mostra a rebelião do homem contra a liderança constituidaconstituída por Deus.
O Senhor pegou essas três coisas, colocou-as dentro da Aarca e cobriu com com o propiciatório.
Isso tudo era para nos mostrar um quadro do favor imerecido sobre nós e como a misericórdia triunfa sobre o juízo. Era nesse lugar que o sangue era aspergido.
Uma vez por ano, o sumo sacerdote entrava no santo dos santos e aspergia o sangue de um animal inocente sobre o propiciatório no meio das asas dos querubins.
Quando o sangue é aplicado, Deus já não vê o pecado do homem, mas sim o sangue aplicado.
Você consegue perceber que cada item na Arca fala dos nossos pecados e rebelião contra Deus?
Mas o que Deus fez com nossos pecados e rebelião? Ele os colocou dentro da Arca e os cobriu com o propiciatório, a tampa da Arca.
Era sobre o propiciatório que o sangue do sacrifício do Yom Kippur, dia do perdão, era aspergido. Ao fazer isso, Deus estava dizendo que não veria os pecados e a rebelião do homem.
Os nossos pecados estão cobertos pelo sangue do propiciatório.
Deus não pode ver os nossos pecados quando eles estão cobertos pelo sangue. É por isso que, no Velho Testamento, Israel se alegrava cada vez que o sumo sacerdote entrava no sSanto dos Santossantos no dia da eExpiação e colocava o sangue do animal sobre o propiciatório.
Quando o sangue estava sobre o propiciatório, Deus não podia ver a rebelião contra a sua lei nos Dez Mandamentos. Ele não podia ver a rejeição do seu sacerdócio constituído na vara de Arão.
E Ele não podia ver a rejeição da sua provisão no pote de ouro com o maná. Ele via somente o sangue sobre o propiciatório.
Quando o Salmo 91 fala de esconder debaixo das asas, ele está evocando a imagem das asas dos querubins.
Você consegue perceber que o esconderijo do Altíssimo é o lugar debaiaxo da proteção do sangue? Estamos seguros porque o sangue de Jesus nos guarda.
ACEITE SER PROTEGIDO
O lugar de onde o Senhor fala conosco é do meio das asas dos querubins. O Senhor fala do lugar onde o sangue foi aplicado.
Ele fala conosco a partir do perdão e da justificação.
Por causa disso, o propiciatório era o lugar onde Deus encontrava-se com o seu povo. O local onde Deus fala conosco é por meio da reconciliação realizada por Cristo na Cruz.
Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. (Êx. 25:.22)
No Evangelho de João, temos uma imagem maravilhosa do propiciatório.
Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. (Jo. 20.:11-12)
Você sabe o que Maria viu dentro da tumba? A substância da a-rcaArca da Aaliança. Exatamente como havia dois anjos sobre a Aarca da Aaliança, havia dois anjos no lugar onde o corpo de Jesus haviatinha sido posto, um à cabeceira e outro aos pés.
A tumba estava vazia porque o Senhor Jesus haviatinha ressuscitado depois de fazer a eterna expiação dos nossos pecados. O propiciatório é uma quadro do trono da graça.
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hb. 4.:16)
Assim, podemos dizer que o esconderijo do AltíssmoAltíssimo é o trono da graça, o lugar onde os nossos pecados são perdoados e por isso podemos ser cobertos e protegidos debaixo de suas asas.
Esse lugar de proteção nos é oferecido graciosamente, mas precisamos nos achegar a ele. O Senhor Jesus disse que muitas vezes quis acolher Jerusalém debaixo de suas asas como uma galinha acolhe os seus pintinhos, mas eles não quiseram.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Lc. 13:.34)
Se nós não queremos estar debaixo da proteção do Senhor, eEle não nos força. Busque todos os dias a proteção do Senhor do Pai sobre a sua casa e saua família.
Como entrar no esconderijo do Altíssimo
a) Descansando no Senhor
A primeira evidência de que entramos no esconderijo do Altíssimo é o descanso. Na Bíblia, há fatos que ilustram o esconderijo do Altíssimo.
O primeiro está em Êxodo 12, quando aconteceu a Páscoa do povo de Israel e a morte dos primogênitos egípcios.
O povo de Deus deveria ficar dentro de casa, e a maneira de transformar as casas em esconderijos do Altíssimo era aplicando sangue nas portas. Hoje, qual é a maneira de habitarmos no esconderijo do Altíssimo?
Colocando o sangue sobre a nossa casa, sobre a nossa vida. É crer e andar debaixo desse descanso, dessa promessa, dessa aliança, que é o sangue de Jesus.
Quando colocamos o sangue sobre a nossa vida, ou seja, nos colocamos no esconderijo do Altíssimo, a vida de Deus passa a nos fazer sombra, e descansamos nela.
Em Mateus, 23.37, Jesus disse: “Quantas vezes eu quis arrebanhar vocês, do mesmo jeito que uma galinha pega os seus pintinhos e os coloca debaixo das suas asas!”.
Quando é que somos guardados no esconderijo do Altíssimo? Quando estamos debaixo das asas do Senhor.
Estar debaixo das asas do Senhor é se deixar guiar por Ele, é se permitir ser comandado e dirigido por Ele. Quando você está no centro da vontade de Deus, você está como um pintinho debaixo das asas da galinha, quente e protegido.
No Segundo Livro dos Reis, no capítulo 6, lemos a história de Eliseu. O rei da Síria queria atacar Israel, mas tudo o que o rei da Síria pensava, Deus contava para Eliseu e este contava ao rei de Israel.
O rei da Síria ficou pensando que havia um traidor no meio do seu exército, até descobrir que a causa de tudo era Eliseu, o profeta.
Decidiu, então, matá-lo. Seus soldados cercaram a casa de Eliseu. Eles não sabiam que a casa de Eliseu era um esconderijo do Altíssimo.
Geasi, o servo de Eliseu, temeu muito. Eliseu orou para que os olhos de Geasi fossem abertos e, então, ele pôde ver que mais eram os que lutavam por eles do que os inimigos em volta da casa!
Você habita no esconderijo do Altíssimo quando é capaz de enxergar além do natural; quando não fica assustado e sai correndo diante da primeira ameaça, pois você sabe que o Altíssimo, está ao seu lado.
Quantos crêemcreem nesse Deus Todo-Poderoso? Se você crê, então descanse.
b) Confessando a verdade
O segundo princípio para estarmos nesse esconderijo está nos versos 2 e 9 do Ssalmo 91: “Diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada” (vvs. 2 e 9).
Os versos acima nos mandam falar, confessar, proclamar, declarar, abrir a boca, concordar, não apenas crer lá dentro, silenciosamente. É preciso abrir a boca e falar. O verso 9 diz: “Pois disseste”. É preciso falar. Deus não faz as coisas simplesmente porque cremos, mas porque cremos e falamos.
Romanos 10.:9 diz que, se confessarmos com a boca e crermos com o coração, seremos salvos. Ninguém pode ser salvo em silêncio, é preciso abrir a boca e fazer a confissão da fé.
O Senhor disse: “Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc. 11.:23). Mais uma vez, vemos que a nossa fé se expressa emnas nossas palavras.
Em II Coríntios 4.:13, lemos: “Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos”.
Se você crê ,crê, então abrae a boca e confessea. A maneira como fazemos do Altíssimo a nossa morada é falando. Declarando a verdade da Palavra de Deus.
“Cobrir-te-á com as sSuas penas, e sob as sSuas asas estarás seguro” é a promessa do verso 4.
O texto segue: “A verdade é pavês e escudo”. Pavês era um grande escudo que era levado nas guerras e protegia muitos homens de uma só vez até contra flechas incendiárias. O escudo protegia o peito; o pavês, o corpo inteiro. A proteção é a verdade. Quando você confessa a verdade, essa confissão tem poder na sua vida.
No versículo 9, lemos: “Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada”. Não é automático. O Senhor não é morada automática para ninguém, você precisatem que fazer d’Ele a sua morada.
É porque você creu e declarou a verdade que as santas conseqüênciasconsequências virão: nenhum mal lhe sucederá, as pragas jogadas contra você não chegarão à sua casa, porque os anjos do Senhor estarão ao seu lado e lhe sustentarão em suas mãos; se você tropeçar, não cairá, e ainda pisará no leão e na serpente sem sofrer dano.
c) Apegando-se a Deus com amor
Porque a mim se apegou com amor [...] (v. 14)
O terceiro princípio para que o Senhor se torne o nosso esconderijo é nos apegarmos a Ele com amor. No original, “apegar” significa “grudar e não largar mais” de Deus, como Jacó no vau de Jaboque: “Eu não te deixo enquanto não me abençoares”.
A Palavra de Deus diz que nós amamos porque eEle nos amou primeiro (1I Jo. 4:.19). Nós somente podemos nos apegar a Deus com amor se primeiro entendermos o quanto eEle nos ama. Precisamos, antes de tudo, compreender a sua graça.
Ele nos amou a ponto de morrer por nós quando éramos ainda pecadores, muito mais agora que nos tornamos filhos vamos desfrutar da sua perfeita graça.
Você não precisa viver assustasdo e atromenradoatormentado pelos perigos dessa vida. A eEscritura diz que “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1I Jo. 4:.18).
Se você está com medo, apenas pergunte-se a si mesmo: “eEu sei o quanto sou amado pelo Pai?” Quando você tem revelação do seu amor, todo medo é expulso da sua vida.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. (1I Jo. 4.:10)
Precisamos ter os olhos abertos para perceber que o ponto central é o amor de Deus por nós, e não o nosso amor por Eele. Nosso amor por eEle será apenas uma resposta do amor que recebemos. Quando entendemos que somos amados, então nós o amamos.
E a ´promessa é que, se nos apegarmos a eEle em amor, E ele nosn livrará. Se alguém tentar tocar em você, terá que tocar n’Eele primeiro. É por isso que posso dizer que nem um fio de cabelo cai da minha cabeça, a não ser pela permissão d’Ele, e ninguém pode tocar em mim se Deus não deixar.
Não se preocupe com o que o homem pode fazer, não se preocupe pelo que pode vir, porque você está nas mãos do Senhor. Que isso seja vivo em seu espírito!
O mundo é um lugar perigoso e os riscos são muitos, mas há um lugar de descanso. A vida só tem sentido se for à sombra do Onipotente. Se não for lá, não dá; nos tornamo-noss neuróticos, angustiados e temerosos. Mas, se estamos à sombra do Onipotente, descansamos no Senhor.
ORAÇÃO DE CONFISSÃO
TEXTO BÍBLICO
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo. 14:27
CONFISSÃO DA PALAVRA
Eu recebi a paz do Senhor dentro do meu espírito. Eu não ando ansioso e nem angustiado pois o Deus da paz está sobre mim. Eu não me atemorizo e nem permito que o meu coração se turbe, pois eu creio que o Senhor estende as a suas asas sobre mim. Não posso ser abalado.