10/12/2020

29/11/20 - RE-ATIVANDO A COMUNHÃO COM DEUS

Pr. Leonardo Costa

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanhando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


2 Coríntios 4:16-18

16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

 

INTRODUÇÃO

A palavra RE-ATIVAR significa, tornar a ativar, ativar de novo. E com relação a nossa comunhão com Deus, constantemente precisamos atentar para essa necessidade, pois muitas coisas podem interromper nossa comunhão com o Senhor.

Comunhão significa, conexão, relacionamento, intimidade, ou seja, através da comunhão pessoal é que podemos de fato dizer que temos um verdadeiro relacionamento com Deus. Nossa comunhão não pode estar limitada apenas a um culto semanal.

Muitas pessoas só se relacionam com Deus quando estão num ambiente de culto em alguma igreja. Mas em casa não tem o hábito de orar, e ter um tempo de qualidade com o Senhor. Por causa disso muitos morrerem espiritualmente por causa da pandemia, pois de uma hora para outra, se viram impedidos de estar no culto.

Mas nesse estudo, vamos aprender como re-ativar nossa comunhão com Deus. Para isso precisamos saber algumas verdades a saber:

1.  A NECESSIDADE DA COMUNHÃO

1.1. No texto que nós lemos, fala a necessidade do homem interior que é a renovação diária. Essa renovação diária só é possível através da comunhão com Deus.

1.2. O homem exterior tem suas necessidades como descanso, alimento, laser. Mas nenhum desses recursos pode suprir a necessidade do homem interior, que é o nosso espírito. A Palavra de Deus diz: “Nem só de pão viverá o homem mas de toda Palavra que procede da boca de Deus.(Mateus 4:4) . E também diz: “Assim com a corça suspira pela corrente das águas, minha alma clama por ti, oh Deus. (Salmos 42:1)”

1.3. Mesmos antes da queda Adão e Eva tinham essa necessidade. A bíblia diz que todos os dias o próprio Deus vinha ter comunhão com eles na viração do Dia. (Gênesis 3:8)

1.4. O próprio Senhor Jesus, tinha essa necessidade de se retirar para orar e estar em comunhão com o Pai. (lucas 15:16)

1.5. Essa comunhão e renovação é uma necessidade diária, não semanal ou esporádica. Todos os dias no deserto o povo tinha que acordar cedo para recolher o Maná que vinha do céu. Quem guardasse o maná do dia anterior estragava. (Êxodo 16)

  • Nossa comunhão com Deus é iguala conexão com a internet. Se a nossa conexão com a internet estiver lenta, não conseguiremos ver as imagens com qualidade e teremos dificuldade de baixar os arquivos.
  • Da mesma forma, se nossa comunhão com Deus for lenta teremos muita dificuldade de ouvir e receber as direções do Espírito. Por isso precisamos aumentar essa velocidade de conexão e essa velocidade só aumenta quando gastamos tempo na presença de Deus.
  • Temos que entrar em nosso quarto diariamente, fechar a porta e gastar um de qualidade em comunhão com Deus. Não importa o tempo que vamos gastar, mas a atitude e decisão de fazer isso. Com o tempo, vamos aumentando o tempo de comunhão sem perceber, até chegarmos ao ponto de não estarmos mais preso ao relógio. ( Mateus 6:6 – 2 Coríntios 3:18)

​2. O PODER DA COMUNHÃO

2.1. O texto que lemos deixa claro o poder da comunhão diária com Deus:

a) A comunhão é uma fonte de energia: “Por isso não desaninamos” v.16

b) A comunhão nos preserva: “...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” V.16

c) A comunhão nos renova: “...nosso homem interior se renova de dia em dia.” V.16

d) A comunhão nos torna fortes: “Porque nossa leve e momentânea tribulação...”v.17

e) A comunhão tira a ansiedade: “Porque nossa leve e momentânea tribulação...”v.17

f) A comunhão aumenta nossa nível de glória: “...produz para nós eterno peso de glória acima de qualquer comparação.” V.17

g) A comunhão nos liberta das coisas terrenas e passageiras, e nos conecta com as celestiais e eternas: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, as que se não veem são eternas.”

 

3. O COMBUSTÍVEL DA COMUNHÃO

3.1. Muitos não mantem sua comunhão com Deus porque estão sem o combustível para alimentar essa comunhão. E o combustível dessa comunhão é a MOTIVAÇÃO. A motivação é um mecanismo que o próprio Senhor colocou em nós.

3.2. O ser humano precisa de motivação para tudo, inclusive para buscar a Deus. A motivação é um motivo que nos leva a uma ação. Esse motivo é alimentado pelos nossos pensamentos que tocam nossas emoções e nos leva a uma ação ou comportamento.

3.3. E o que nos motiva é a Palavra de Deus. Quanto mais ouvimos a Palavra mais somos motivamos para fazer o que nela está escrita. E essa leitura da Palavra precisa ser diária. Por que:

a) Porque é uma ordem do Senhor:

Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

b) Porque somos altamente influenciáveis:

Se não formos influenciados pela palavra de Deus seremos influenciados por qualquer outra coisa.

Salmos 1:3 - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

CONCLUSÃO

Muitas são as distrações que nos atrapalham de manter uma comunhão diária com Deus. Mas aprendemos que esse deve ser nosso alvo diário. Mas para re-ativação da comunhão só é possível através de uma DECISÃO pessoal.

A palavra DE-CISÃO, significa disposição para uma “cisão”, “cisão” é separação, ou seja, decidimos nos separar de tudo aquilo que nos atrapalha de estar em comunhão com Deus.

O primeiro passo nessa busca pela presença de Deus sempre será nosso. Tiago 4:8

Decida hoje re-ativar sua comunhão com Deus.