28/11/2020

28/06/20 - A BATALHA DA FÉ PARTE 2

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


 

INTRODUÇÃO

Aprendemos que a cavalaria do inferno está agindo sobre a face da terra. Entretanto, o que é mais importante para nós não é conhecer essa cavalaria do inferno, mas saber que independente do poder que eles tenham, nós somos guardados pelo Senhor.

Como nós podemos ter certeza de que somos guardados pelo Senhor?  Hoje nós vamos aprender como ativar o poder do evangelho, para ser guardado dos quatro cavaleiros:

I – SOMOS GUARDADOS QUANDO ESTAMOS EM CRISTO:

1.1. Em apocalipse 6.1-8, encontramos a visão que João teve dos quatro cavaleiros. Todavia, da mesma forma que João teve a visão de quatro espíritos malignos agindo, Ezequiel a mais de seiscentos anos antes, teve a visão do Cristo que nos protege.

1.2. E sabe o que é interessante? É que assim como o mal tem quatro faces e cavalga sobre a terra. O Senhor Jesus tem quatro faces que guarda o seu povo (Ezequiel 1.5-10). E como nós sabemos que essas quatro faces são as faces de Cristo? É simples. Porque a vida de Jesus foi relatada em quatro evangelhos. E cada evangelho fala de uma das faces de Cristo.

Mateus é o evangelho do Rei - Mateus começa com a genealogia de Jesus reportando-se a Davi, para mostrar sua linhagem real. (Leão é rei da floresta). Marcos é o evangelho do Servo - Não apresenta genealogia de Jesus. Porque para um escravo não importa de quem ele é filho. (o Boi trabalha o dia inteiro e não se cansa). Lucas é o e evangelho do Homem - Lucas relata a genealogia de Jesus mas reportando-se a Adão, para mostrar que ele era descendência do homem. João é o evangelho da Águia - João começa dizendo que Jesus veio diretamente de Deus (A águia vive no alto no céu).

1.3. Observe que para cada face de Cristo se opõe a uma face do mal de maneira poderosa: Cavalo Branco(Engano) x Face do Homem; Cavalo Vermelho(Guerra) x Face do Leão; Cavalo Preto(Fome)  x Boi; Cavalo Amarelo(morte) x Águia.

  • Eles sempre se levantarão, mas para cada cavaleiro nós temos a face de Cristo. É por isso que temos sempre que invocar um desses aspectos de Cristo sobre a nossa vida.
  • Sempre que nos reunirmos, precisamos nos lembrar que somos guardados pelo Senhor contra toda cavalaria do inferno. Porque para cada cavalo o Senhor tem uma face que o faz fugir.

II – SOMOS GUARDADOS QUANDO ESTAMOS ACAMPADOS COM OS IRMÃOS:

2.1. Algo que precisamos ter bem claro em nossa mente é o fato de que o Senhor sempre cuidou dos seus. Veja o testemunho do rei Davi quando já estava com a idade avançada (Salmo 37.25).

  • Quando você chegar no final de sua vida esse será o seu testemunho para seus amigos, para sua família e para o mundo.
  • Veja como Deus sempre guardou o seu povo com as faces de Cristo. Quando o povo peregrinava no deserto a rotina era caminhar por um período depois montar acampamento para descansar. O povo ficava ali até que a nuvem se movesse. Só que o acampamento não era montado de qualquer forma. Havia uma orientação dada por Deus a Moisés (Números 2.1,2).
  • Moisés levantou quatro das tribos como líderes tribais: Judá, Rúben, Efraim e Dã. Cada uma tinha seu próprio estandarte ou bandeira que os identificava. Segundo a tradição Judaica diz que as bandeiras das tribos eram as seguintes:

Judá – Leste, simbolizada pelo Leão. (Jesus é o Leão da tribo de Judá. Ou seja, é ele quem guarda Judá); Efraim – Oeste, simbolizada pelo Boi ou Novilho; Rúben – Sul, simbolizada pelo Homem. (Ruben significa “olha o filho” ou “Eis o homem”); e Dã – Norte, simbolizada pela Águia.

  • Qual é a maneira de você ser guardado da cavalaria do inferno? Estando acampado junto com os irmãos. É preciso estar andando no mesmo compasso da igreja.  Se estiver sozinho, fora do corpo, não há promessa de proteção sobre a sua vida. A promessa é para guardar o arraial. Então uma importante condição é estar na comunhão da igreja. A maldição não toca Cristo. E você é membro do seu corpo.

III - SOMOS GUARDADOS QUANDO ESTAMOS VOLTADOS PARA O TABERNÁCULO:

3.1. Já sabemos que haviam quatro líderes tribais, cada um deles ao acampar colocava na frente do acampamento um estandarte que o representava. Sabemos que o acampamento organizava-se em forma de cruz.

3.2. Todavia, tem mais um elemento que nos chama à atenção. A forma como as tribos acampavam. Eles faziam de uma forma que todas as tribos ficam que o tabernáculo ficava no centro do acampamento e todas as tribos de frente para o tabernáculo.

3.3. A questão é que se todos estão de frente para o tabernáculo inevitavelmente todos estavam de costas para o inimigo. Assim sendo quem os protegeria? O tabernáculo era o centro da adoração. E quem guardava as costas deles enquanto eles estavam adorando? O próprio Senhor! Aleluia!

  • O exército de Deus é o único exército que acampa de costas para o inimigo. Você quer ser guardado dessa cavalaria do inferno? Faça do Tabernáculo de Deus o centro. Priorize ao Senhor (Mt. 6.33).
  • Quando você entende isso, você vai colocar a igreja como parte do seu projeto. Nossa prosperidade, nossas finanças só ganham significância quando estão alinhadas com o propósito de Deus.
  • Você precisa colocar seus olhos no tabernáculo. O tabernáculo é a igreja e a igreja é a noiva de Cristo. O coração do noivo está na noiva! Para onde está olhando o seu coração nesses dias? Você tem estado atento para as necessidades da noiva do Senhor? Tempos de crise é tempo de investir mais ainda na casa de Deus!