28/11/2020

04/10/20 - DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO

  • Aperte o Play e aguarde um instante para começar a ouvir a mensagem. 
  • Ouça a Palavra acompanando o esboço abaixo
  • Compartilhe com seus amigos

 


Texto bíblico: Atos 2.1-5

Introdução

Estamos vivendo dias poderosos de busca pelo Espírito Santo. Cremos que o Senhor está nos levando a um novo nível de intimidade e sede pela Sua presença. 

O revestimento de poder aconteceu por meio do derramamento do Espírito no batismo no Espírito Santo, cinquenta dias após a páscoa quando Jesus havia sido crucificado. Vejamos, pois, como se deu o derramamento do Espírito Santo:

I - NO DIA DE PENTECOSTES:

1.1. O dia de Pentecostes era o quinquagésimo dia depois da ressurreição do Senhor. A palavra “pentecostes” significa “quinquagésimo”. Levítico 23.15-16. A Festa do Pentecostes era também chamada Festa da Colheita e simboliza o rico produto gerado pela ressurreição de Cristo.

1.2. No Pentecostes, temos o suprimento completo de Deus para todas as nossas necessidades, o Espírito Santo enviado para ser nosso poder e nossa vida. Infelizmente muitos cristãos ignoram, mas o maior presente de Deus dado ao homem foi o Espírito Santo:  Gl. 3.14

  • A bênção mais importante do evangelho não é o céu e nem o perdão dos pecados, mas o Espírito Santo vindo habitar em nós, enchendo-nos e sendo a nossa vida e poder. O Espírito Santo é o próprio Deus habitando dentro do homem.
  • E como todas as verdades da Palavra de Deus, o sentido espiritual do Pentecostes tem dois aspectos:

a) Por um lado, o Espírito Santo é o selo de Deus colocado em nós como garantia que um dia seremos colhidos pelo Senhor no arrebatamento;

b) Por outro, o Espírito Santo nos foi dado para nos revestir de poder a fim de que nos tornemos ceifeiros para colher a seara madura das almas no mundo.

  • Nesses dias de jejum o Senhor está nos preparando para que possamos com ousadia e autoridade entrar na casa das pessoas e levar a paz do Senhor! Quantos querem ser usados pelo Senhor nesse tempo?

II - COMO UM VENTO IMPETUOSO:

2.1. Logo após a ressureição, Jesus vai ao encontro dos discípulos e entra no local onde eles estão reunidos e sopra sobre eles o Espírito Santo. A partir desse momento, a Bíblia diz que eles receberam o Espírito Santo. É o que acontece com nós hoje quando nascemos de novo. João 20.22. Todavia, no dia de Pentecostes, o Espírito veio como um vento impetuoso que encheu a casa. Ali se cumpriu as palavras do Senhor que dizia ditas um pouco antes de sua acessão aos céus: Lucas 24.49

2.2. Precisamos ver claramente a diferença entre o sopro, em João 20, e o vento, em Atos 2. O sopro visa à vida, e o vento visa ao revestimento de poder. Alguns pensam que o sopro de João 20 não era um fato, mas uma representação que se cumpriu cinquenta dias depois no dia de Pentecostes. Esse conceito está errado. Senão vejamos, como o Espírito é referido na Bíblia quando cremos:

  1. O Espírito é referido como a água que bebemos quando cremos: João 4.14 / João 7.37-39 /
  2. O Espírito é referido como a roupa que vestimos depois que cremos: Lucas 24.49
  • A água é para a vida interior, e a roupa é para a obra exteriormente. Ter apenas a vida não garante autoridade.
  • O sopro é para a vida, e o vento é para o mover. O sopro nos dá vida, mas o vento nos dá poder e autoridade.

2.3. As duas palavras no grego são traduzidas como “encher” no texto. No verso 2, diz que um vento encheu a casa. Aqui o verbo usado é pleróo, que significa “encher por dentro”. Depois, no verso 4, diz que todos ficaram cheios do Espírito. A palavra usada aqui para “cheio” é plethóque significa “ser cheio por fora”. Todo crente precisa experimentar os dois aspectos do Espírito Santo.

III - COMO LÍNGUAS DE FOGO:

3.1. Atos diz que línguas de fogo pousaram sobre cada um deles. A língua é um símbolo da fala, o que denota que o Espírito como poder é principalmente para falar. Ele é o Espírito que fala.

  • Por isso, quanto mais cheio do Espírito Santo, mas falante se torna o cristão!
  • Mas não é um falar negativo, nem uma tagarelice é o falar espiritual! É o falar das coisas de Deus! É o falar que edifica!

3.2. Todavia, não foram apenas línguas que vieram, foram línguas de fogo! O fogo simboliza o poder ardente que há no mover de Deus para purificar e motivar.

3.3. Em Atos, todos os casos em que há alguém recebendo o batismo no Espírito Santo, as pessoas falaram em línguas. Os exemplos bíblicos nos mostram que todos deveriam falar em línguas ao receberem o Espírito.

  1. O exemplo do dia de Pentecostes: Atos 2.4 / b) O exemplo dos samaritanos: Atos 8.17-19 / c) O exemplo de Paulo: Atos 9.17; I Coríntios  14.18 / d) O exemplo de Cornélio: Atos 10.44-46 / e) O exemplo de Éfeso: Atos 19.2-6
  2. Muita gente bloqueia na hora de falar em línguas porque se sente envergonhado com o que outros possam dizer. No dia de pentecostes os que ouviram os irmãos falando em línguas achavam que os irmãos estavam embriagados: Atos 2.12,13. É por isso que Paulo diz que se é para ficar embriagado que fiquemos embriagados do Espírito Santo: Efésios 5.18,19
  • A experiência do batismo é apenas a primeira, o enchimento deve ser contínuo em nossa vida. Enchemo-nos do Espírito falando e louvando a Deus.
  • Que nesse tempo de Jejum possamos desenvolver a prática de orar e cantar no Espírito para que sejamos edificados e possamos ser usados poderosamente pelo Senhor!